Goiás bate o Flamengo em casa e chega à vice-liderança

Não foi fácil, mas o Goiás contou com um gol de Iarley no final do jogo nesta quarta-feira para vencer o Flamengo por 3 a 2 no Serra Dourada, chegando à vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

Graças à sexta vitória seguida na competição, a equipe goiana chegou aos 32 pontos, se aproximando do líder Palmeiras, que tem 34 e recebe o Grêmio nesta quinta-feira. O Flamengo, por sua vez, segue na zona intermediária da tabela.

Depois de bater o rival carioca, o Goiás volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo. Pela 18.ª rodada, a penúltima do primeiro turno, o time goiano encara o embalado São Paulo no Morumbi.

Já o Flamengo, que continua com 24 pontos, na décima posição, recebe o Corinthians no Maracanã, também no domingo. Ambas as equipes chegam para o confronto vindo de derrotas.

Na partida na Serra Dourada, o Goiás aproveitou bem suas chances no primeiro tempo e abriu 2 a 0, com gols de Amaral e Léo Lima, que foi o destaque da equipe.

Na segunda etapa, entretanto, o Flamengo reagiu com gols de Adriano e Petkovic. Já aos 44 minutos, Léo Lima tabelou com Iarley e o atacante definiu o triunfo em casa, que põe definitivamente o Goiás na briga pelo título.

O JOGO – Na tentativa de corresponder à expectativa da torcida goiana, que compareceu em bom número ao Serra Dourada, o Goiás iniciou a partida desta quarta-feira procurando tocar a bola para chegar com calma ao gol do Flamengo.

O time carioca, porém, também estava bem no jogo, chegando com perigo quando subia ao ataque. Mesmo assim, a primeira chance real foi criada pela equipe anfitriã.

Com 10 minutos do primeiro tempo, Felipe Menezes arriscou de longe e o goleiro Bruno foi buscar a bola no canto. Apenas dois minutos depois, o Goiás já saiu na frente, abrindo o placar no Serra Dourada. Após cobrança de escanteio de Léo Lima, o volante Amaral se aproveitou da desatenção do estreante Denis Marques, que fazia sua marcação, e cabeceou para o chão, no canto esquerdo de Bruno.

O gol provocou a reação imediata do Flamengo. O time carioca foi para cima, mas tinha dificuldade para se aproximar da área adversária. Assim, Adriano preferiu o chute de longa distância e por pouco não empatou.

Aos 18 minutos, o centroavante girou em cima da marcação e bateu forte. Mesmo com a bola quicando, o goleiro Harlei fez uma defesa complicada e mandou para escanteio.

Enquanto o Flamengo ainda tentava o empate, o Goiás marcou o segundo no Serra Dourada. Com 23 minutos, a bola foi levantada na área e Léo Lima cometeu falta em Willians, empurrando o volante.

O árbitro Heber Roberto Lopes, porém, nada marcou, e o meia do Goiás acabou ficando com a bola. De primeira, Léo Lima chutou forte para aumentar a vantagem do time goiano.

Até o fim do primeiro tempo, ambos os times criaram boas chances. Primeiro Denis Marques quase marcou para o Flamengo, quando tentou um toque na saída de Harlei, mas o goleiro novamente desviou para escanteio.

Já o Goiás chegou duas vezes com Júlio César. Depois de bater cruzado para fora, o lateral-esquerdo driblou dois na área e só parou na bola dividida com Bruno.

Na saída para o intervalo, o autor do primeiro gol pediu para que o Goiás não diminuísse o ritmo na segunda etapa. “É continuar com a mesma pegada no segundo tempo.

Temos que impor velocidade”, disse Amaral. Pelo lado do Flamengo, a reclamação era contra o árbitro. “Nosso jogador foi puxado, era falta”, afirmou Éverton sobre o lance que originou o segundo gol da equipe goiana.

Para o segundo tempo, o técnico Andrade fez duas modificações no Flamengo. Tirou o estreante Denis Marques para a entrada do jovem Bruno Paulo, de 19 anos.

Já Kléberson foi substituído por Petkovic, na tentativa de dar mais criatividade ao meio-campo carioca. Nem deu tempo de avaliar o efeito das substituições e o Flamengo marcou o seu primeiro no jogo.

Aos dois minutos, Leandro Euzébio agarrou Adriano na área e o árbitro deu pênalti. Na cobrança, o próprio Adriano bateu rasteiro, no meio do gol, e Harlei se arrependeu de ter caído para a esquerda. O gol, entretanto, não melhorou a atuação do Flamengo, que ainda demonstrava poucos recursos para chegar à área do Goiás tocando a bola.

O segundo tempo então seguiu com o Flamengo ficando mais com a bola e o Goiás procurando explorar os contra-ataques. Aos 33 minutos, Petkovic decidiu fazer tudo sozinho.

O sérvio de 36 anos se livrou da marcação de Fernando e aproveitou a liberdade para arriscar de fora da área. Com um chute colocado, no canto esquerdo de Harlei, ele venceu o goleiro do Goiás e empatou o jogo.

Mas quando tudo parecia definido no Serra Dourada, Léo Lima mostrou que estava mesmo inspirado. Já aos 44 minutos, ele se aproximou da área do Flamengo trocando passes com Iarley, deixando o companheiro na cara do gol. Com um chute forte, no alto, o atacante venceu o goleiro Bruno e decretou a vitória do Goiás em casa.

Ficha Técnica:

Goiás 3 x 2 Flamengo

Goiás – Harlei; Ernando, Leandro Euzébio e Rafael Tolói; Douglas, Amaral, Fernando (Gomes), Léo Lima, Felipe Menezes (Zé Carlos) e Júlio César; Iarley. Técnico: Hélio dos Anjos.

Flamengo – Bruno; Welinton, Ronaldo Angelim e Airton; Leonardo Moura, Willians, Kléberson (Petkovic), Fierro (Lenon) e Éverton; Denis Marques (Bruno Paulo) e Adriano. Técnico: Andrade.

Gols – Amaral, aos 12, e Léo Lima, aos 23 minutos do primeiro tempo; Adriano (de pênalti), aos três, Petkovic, aos 33, e Iarley, aos 44 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Heber Roberto Lopes (Fifa-PR).

Cartões amarelos – Léo Lima, Leandro Euzébio, Douglas e Ernando (Goiás); Fierro, Ronaldo Angelim e Airton (Flamengo).

Renda – R$ 1.024.680,00.

Público – 37.320 pagantes.

Local – Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo