O Goiás sofreu na noite desta quinta-feira, mas conseguiu arrancar um empate com o Grêmio, por 1 a 1, no Estádio Serra Dourada, no primeiro jogo dos dois times na Copa Sul-Americana. Com o resultado, o time gaúcho jogará por um 0 a 0 na próxima quinta, no Olímpico, para avançar na competição. Uma igualdade por dois ou mais gols dá a vaga para os goianos.
O vencedor do confronto poderá enfrentar o Peñarol nas oitavas de final. O time do Uruguai ainda não sabe qual será seu adversário antes do possível duelo com uma equipe brasileira. O próximo rival dos uruguaios sairá da disputa entre o Universidad César Vallejo, do Peru, e o Barcelona, do Equador.
Jogando em casa, o Goiás aproveitou o apoio da torcida e tomou a iniciativa do jogo. Melhor em campo, o time anfitrião buscou o ataque com insistência nos primeiros minutos. Rafael Moura, Everton Santos e Bernardo levaram perigo à defesa do Grêmio e exigiram boas defesas de Victor.
O Grêmio demorou para se acertar em campo. Tinha dificuldade no meio-campo, o que gerava muito trabalho para a defesa. Mas foi fulminante quando chegou ao ataque. Aos 35 minutos, Hugo invadiu a área, após passe de Douglas e toque de calcanhar de Maylson, e bateu de canhota na saída de Harlei.
O gol aumentou ainda mais o ímpeto dos donos da casa, que tentaram buscar o empate antes do intervalo. Mas, na base da empolgação, o Goiás não conseguiu balançar as redes. A pressão se manteve no segundo tempo. Logo aos 2 minutos, Bernardo cobrou falta e Amaral completou dentro da área. A bola, porém, passou à direita de Victor.
O Grêmio respondeu quatro minutos depois. Douglas arriscou, após rebote da defesa, mas parou em Harlei. Aos 25, Fábio Santos fez bela tentativa, de bicicleta, e quase surpreendeu o goleiro, com grande atuação nesta quinta.
Com dificuldade de se aproximar do ataque, o Grêmio viu o Goiás aumentar a pressão. Aos 27, Pedrão mandou para as redes, ao completar cruzamento de Júnior, mas o árbitro assinalou o impedimento. Insistente, o time da casa chegou ao empate aos 32 minutos. Fábio Santos fez falta dentro da área e Rafael Moura converteu o pênalti, evitando o revés dos anfitriões.
Antes do jogo da volta na Sul-Americana, os dois times entram em campo neste domingo pelo Brasileirão. O Grêmio enfrentará o líder Fluminense, no Olímpico, enquanto o Goiás receberá o Palmeiras, novamente no Serra Dourada.
Ficha Técnica:
Goiás 1 x 1 Grêmio
Goiás – Harlei; Carlos Alberto (Romerito), Rafael Toloi, Ernando e Júnior; Jonílson, Amaral, Wellington Monteiro e Bernardo (Felipe); Rafael Moura e Everton Santos (Pedrão). Técnico: Emerson Leão.
Grêmio – Víctor; Ozeia, Rafael Marques e Rodrigo; Maylson (Edilson), Ferdinando, Adilson, Douglas e Hugo (Fábio Santos); Jonas e Borges (André Lima). Técnico: Silas.
Gols – Hugo, aos 35 minutos do primeiro tempo. Rafael Moura (pênalti), aos 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Adilson e Fábio Santos (Grêmio).
Árbitro – Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ).
Renda – R$ 36.040,00.
Público – 2.453 pagantes.
Local – Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).