Globo e SBT iniciaram negociações para fazer uma parceria na transmissão do futebol em 2003, que envolveria o Campeonato Paulista, que começa no próximo dia 26, e o Brasileirão, com início em março. Segundo a agência Lancepress! apurou, o acordo teria sido proposto pelo SBT.
A conciliação das emissoras seria uma forma de o SBT não perder os investimentos já feitos para a transmissão do futebol e também uma solução para a Globo no imbróglio das negociações do Brasileirão.
O acordo também impediria uma batalha judicial que envolveria os direitos de TV aberta do Estadual. Na última segunda, a cúpula do SBT foi informada que a Globo chegara a um acordo com a Federação Paulista de Futebol para transmitir o Paulista.
A emissora carioca usou seu direito de preferência em negociar com a FPF, uma vez que tinha a exclusividade de transmissão do Estadual. Para transmitir o torneio, a Globo pagará R$ 12 milhões, mesmo valor gasto pelo SBT no contrato que, segundo a emissora paulista, continua “vigorando em sua plenitude”.
Na quarta, a cúpula da Globo Esportes confirmou, por meio de sua assessoria, que é possível SBT e Globo transmitirem o Paulista. Além disso, rechaçou a possibilidade de um imbróglio na Justiça.
“Não acreditamos que isso (disputa jurídica) possa ocorrer, pois nosso direito é líquido e certo e porque, como sempre, não fechamos questão em transmissão exclusiva”, disse Marcelo Campos Pinto.
A emissora também deixou em aberto a possibilidade de televisionar o Brasileirão juntamente com o SBT. Neste ano, a Globo tem tido dificuldade em fechar o acordo para transmissão, pois os clubes não aceitaram a drástica redução das cotas. Além disso, ela perdeu uma parceria com a Record, feita no ano passado.
“Iremos transmitir o Brasileiro e a intenção é compartilhar com outra rede de TV aberta”, diz a assessoria.