Asa negra? Ou asa vermelha e branca?
Se depender do técnico Givanildo de Oliveira, o Internacional não é o bicho-papão que estão falando, apesar de os gaúchos serem considerados um dos favoritos à conquista da Copa Libertadores da América. Para o treinador rubro-negro, independente do time que Abel Braga coloque em campo, o Furacão tem todas as condições de quebrar o encanto do Colorado e se firmar no Campeonato Brasileiro. Amanhã, o pernambucano define a equipe e resolve se opta ou não pela escalação de Dagoberto.
Além da boa campanha na temporada, com 25 jogos sem perder (sem contar o jogo de ontem à noite pela Libertadores), o Inter tem pregado algumas peças pra cima do Atlético. Foi o primeiro time a derrotar o Rubro-Negro na Baixada, em 1999, mas levou o troco no torneio seletivo.
A vingança colorada veio no ano seguinte, quandoho Inter eliminou o Furacão da Copa João Havelange, o que aumentou a rivalidade entre as equipes. Além disso, o time do Beira-Rio é o adversário mais ?chato? da Arena. Foram quatro vitórias em plena Baixada, fora a goleada histórica de 6 a 0 aplicada em Porto Alegre em 2004, a pior já sofrida pelo Atlético na história do Brasileirão.
Mesmo assim, essa história de ?asa negra? não impressiona o calejado Givanildo. ?Até porque o Internacional é vermelho e branco, não tem nada com negro. A gente não pode ficar preocupado com isso. Nós temos que estar preocupados com o Internacional hoje e com a equipe que ele (Abelão) irá montar porque eles estão nesse lance de poupar jogadores?, diz o treinador. O time foi bem contra o Botafogo e precisa manter esse rendimento.
?Não é uma partida que vai dizer que o Atlético resolveu tudo. Mesmo ganhando nós tivemos nossos erros, mas o acerto foi maior e fizemos quatro gols?, pondera. E, para manter esse poder ofensivo Giva poderá contar com Dagoberto, recuperado de lesão, e o recém-contratado Marcos Aurélio. Por enquanto, o treinador não deixou escapar qual é a opção ou se o sistema tático será alterado para o 4-4-2. No coletivo de ontem, ele testou algumas formações, mas a definição fica mesmo para o trabalho de amanhã na Baixada.
Na Arena, torcedor não perde nenhum lance
O que muita gente já fazia em algumas lanchonetes mais equipadas, agora poderá fazer em todo Estádio Joaquim Américo. A partir do confronto de domingo contra o Internacional, o torcedor do Atlético poderá deixar as arquibancadas para ir ao banheiro ou comprar comida e bebida e continuar acompanhando o que está acontecendo no gramado. Tudo graças a 106 televisores que estarão espalhados por toda a Baixada, mostrando ao vivo as jogadas de Ferreira, Dagoberto e companhia.
Numa iniciativa inédita no País, o Rubro-Negro e a Sky (operadora de televisão por assinatura) espalharão os aparelhos pelos pontos de maior circulação, como praças de alimentação, camarotes, sala de imprensa, área vip, corredores e na entrada da churrascaria. ?Esta ação coloca mais uma vez o Atlético na vanguarda do futebol brasileiro e, principalmente, oferece ao nosso público mais um motivo para freqüentar a Arena?, diz Mauro Holzmann, diretor de marketing do Furacão.
A operadora será a responsável pela instalação dos televisores e pela distribuição das imagens enquanto ao Atlético caberá a manutenção. ?Um dos grandes diferenciais da Sky é trazer maior conforto e comodidade aos telespectadores e criar soluções que atendam a evolução natural do consumidor?, afirma Ricardo Miranda, da operadora. A imprensa também será beneficiada com 11 pontos para captação de imagens nas cabines, bastando levar o aparelho para ter mais esse recurso nas transmissões.
Em troca da exibição das imagens das partidas no Joaquim Américo, a Sky terá sua marca aliada ao material de divulgação do clube, bem como painéis publicitários espalhados pelo estádio rubro-negro e CT do Caju. O centro de treinamento, inclusive, também será servido pela operadora de tevê por assinatura em todos os departamentos e também nos hotéis. Assim, os jogadores residentes ou que estiverem concentrados poderão usufruir da parceria.
Estrutura
Além do estádio mais moderno e mais confortável, as facilidades na Baixada não param de crescer. Junto com os televisores, o clube também disponibiliza fraldário para os pais que quiserem levar filhos pequenos para torcer pelo Furacão. A localização fica no banheiro feminino da entrada 315, do setor Madre Maria.