No começo da preparação para a disputa da Copa América, a seleção brasileira masculina de basquete conquistou o título do Torneio Super Four, na noite de domingo, em Salta, na Argentina. Para o ala/pivô Guilherme Giovannoni, um dos jogadores mais experientes do desfalcado grupo do Brasil, o time já apresentou evolução e mostrou estar no caminho certo.
Para a disputa da Copa América, competição que acontecerá de 30 de agosto a 3 de setembro, na Venezuela, e dará quatro vagas no Mundial da Espanha em 2014, o Brasil já sofreu vários desfalques. Tiago Splitter, Nenê, Anderson Varejão, Lucas Bebê, Vitor Faverani e Leandrinho pediram dispensa, enquanto Paulão Prestes e Augusto Lima foram cortados por lesão.
Assim, o técnico Rubén Magnano está trabalhando com um grupo renovado, que teve seu primeiro teste no Torneio Super Four. Na Argentina, o Brasil ganhou do Uruguai na semifinal (92 x 71) e do México na final (94 x 68), ficando com o título da competição amistosa – os anfitriões argentinos também participaram da disputa, terminando na terceira colocação.
“Mais uma etapa importante da nossa preparação, em que a nossa equipe rendeu bem, dentro do esperado, adquirindo mais ritmo e usando o que foi trabalhado nos treinamentos. O time está evoluindo e temos que seguir trabalhando forte, pois a Copa América será uma competição dura e muito equilibrada”, disse Giovannoni, cestinha da final de domingo com 17 pontos.
Agora, o Brasil volta a jogar já nesta quarta-feira, quando faz amistoso contra o Uruguai em São Carlos, no interior de São Paulo. Depois, disputa nova edição do Torneio Super Four, dessa vez em Anápolis (GO), contra os mesmos quatro adversários, no sábado e domingo. E ainda terá amistoso com o México na sequência, no dia 13 de agosto, em São Paulo.