O projeto Sesi Atleta do Futuro, desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e que alia esporte a ações socioeducativas, chega agora a Toledo, no Oeste do Paraná.
O projeto, que será lançado sexta-feira, vai reforçar e ampliar o trabalho com ginástica rítmica desenvolvido no município há 15 anos e que já se tornou referência nacional.
O trabalho é realizado, em conjunto, por três parceiros: Prefeitura, Sadia e Sesi, que se integrou o programa no ano passado. Atualmente envolve cerca de 600 meninas de famílias de baixa renda da periferia de Toledo.
?O projeto Atleta do Futuro é a contribuição do Sesi Paraná, que se juntou como parceiro deste grande trabalho?, diz o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares. De agora em diante o treinamento das meninas passará a incorporar as ações e a metodologia inovadora do Atleta do Futuro.
O projeto atende crianças, adolescentes e adultos e tem como foco a criação de hábitos esportivos, nvolvendo ações de educação e cidadania e de valores éticos.
O Sesi Atleta do Futuro já está implantado em Arapongas e em Apucarana. Toledo é um caso especial.
O município já é um centro de excelência em GR.
Do trabalho, realizado desde 1990, surgiu a equipe de excelência, patrocinada pela Sadia, formada por 40 ginastas de altíssimo nível técnico, já consagrada pelo desempenho e conquista de inúmeros prêmios nacionais e internacionais.
?Com o projeto do Sesi esse trabalho de Toledo ganha uma nova dimensão, principalmente no aspecto social. Abrimos um campo novo, com o envolvimento de mais profissionais e a possibilidade de ampliarmos o número de meninas beneficiadas?, afirma o empresário Pedro Furlan, assessor e procurador da Sadia, um entusiasta do trabalho com as meninas da GR.
Além de intregar uma nova metodologia, o Sesi vai disponibilizar um profissional para gerenciar o projeto, e mais psicólogo e assistente social, que atuarão também junto às famílias das meninas participantes da GR.
Toledo possui atualmente dez núcleos de iniciação e treinamento, espalhados pela cidade. Um desses núcleos é o ginásio de esporte da unidade do Sesi Paraná de Toledo.
Nesse local, desde o ano passado, é realizado o treinamento e preparativos da equipe principal e também o trabalho com outras equipes. O Sesi participa também com monitores de GR e estagiários de educação física.
A Sadia destina verba mensal ao projeto, paga os profissionais responsáveis pelo treinamento e fisioterapeuta, em tempo integral, garante os equipamentos e o material para as meninas, além de abrigar, dentro de suas instalações, um núcleo de treinamento.
A Prefeitura de Toledo disponibiliza espaços municipais para núcleos de treinamento, banca viagens dentro do Estado e paga as taxas à Confederação Brasileira de Ginástica, como clube da base do esporte.