Principalmente por causa do gingado e técnica de Daiane dos Santos, a ginástica brasileira começa hoje a mostrar sua força em Atenas, no mesmo local onde serão realizados os Jogos Olímpicos, em agosto. Pela primeira vez os ginastas do País receberam convite para participar do Torneio Internacional de Ginástica, um evento-teste, que reunirá os 12 países classificados entre hoje e domingo.
Dos 12 países classificados para a Olimpíada, oito estavam ontem na Grécia. Integram a equipe brasileira as ginastas Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Camila Comin, Ana Paula Rodrigues, Caroline Molinari e Laís Souza, acompanhadas da supervisora de seleções, Eliane Martins.
“Este evento servirá para avaliarmos o nível das equipes que estarão na Olimpíada, bem como para nossas ginastas se familiarizarem com a estrutura dos Jogos”, afirma a dirigente.
Sobre a capital grega, Eliane ressaltou que existem muitas deficiências que vão desde as obras até o transporte para o local do evento.
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Florenzano, também falou sobre a importância desse torneio. “O evento é de suma importância para o Brasil, pois será a oportunidade do técnico Oleg Ostapenko avaliar as demais equipes e assim poder saber se precisará ou não mudar os métodos e estratégias de treinamento da equipe brasileira.”
Daniele, que ficou em quinto na prova de trave da etapa de Lyon da Copa do Mundo, está empolgada. “Teremos o privilégio de conhecer as instalações do Complexo Esportivo de Atenas e testar a aparelhagem oficial dos Jogos Olímpicos. Neste evento teste vamos enfrentar as maiores potências da ginástica mundial e isto servirá de estímulo em nossa preparação.”
Hoje, as provas classificatórias começam ao meio-dia (horário de Brasília). Desta competição saem as 24 melhores ginastas individual geral, as 8 equipes classificadas para as finais e as oito finalistas por aparelhos. Amanhã pela manhã será realizada a final por equipes às 16h30, e no fim de semana, as finais por aparelho – sábado haverá as finais de salto e paralela e domingo, as finais na trave e solo.
O desembarque da equipe feminina de ginástica olímpica no Brasil está previsto para a próxima terça-feira. Com exceção de Daniele Hypólito, as demais ginastas retornam a Curitiba, onde continuarão os treinos até dia 27, data prevista de embarque para o Rio de Janeiro, onde se concentrarão para a Copa do Mundo, de 2 a 4 de abril. Das ginastas que representam o Brasil, apenas três serão selecionadas para participar oficialmente da etapa brasileira da Copa do Mundo.
Outras três participarão do evento como convidadas.
A equipe brasileira de Ginástica Rítmica (GR), também participará de um evento-teste em Atenas, a partir da próxima segunda-feira. O convite também é inédito para o Conjunto de GR do Brasil.
O conjunto será formado por Ana Maria Maciel, Dayanne Camillo da Silva, Fernanda Cavalieri, Jeniffer Oliveira, Larissa Barata e Tayanne Mantovaneli, sob coordenação da técnica Bárbara Laffranchi e da auxiliar técnica Camila Ferezin.