O ano de 2010 foi marcado para ginástica brasileira pelas conquistas de medalhas em etapas de Copa do Mundo, em Sul-Americano, Pan- Americano e Mundial – estes dois últimos, eventos renderam ao Brasil a classificação para Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e para o Pré-Olímpico. Além disso, o país sediou pela primeira vez o Pan-Americano de Aeróbica e, por tudo isso, a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Cacho Resende, encerrou o calendário com otimismo.
No mês de março, foram conquistados bons resultados nos Jogos Sul-Americanos, em Medelin, na Colômbia. No total, foram 25 medalhas para o país, sendo 15 da Ginástica Artística e 10 da Rítmica. Também em março, Bruno Martini, da Ginástica de Trampolim conquistou dois ouros para o Brasil na competição Jannie Jansen na Universidade de Pretoria, na África do Sul. Em abril, o trampolim voltou a se destacar, desta vez com Daienne Lima, que conseguiu medalha de ouro no Pan-Americano de Clubes e Seleções, em Daytona Beach, nos Estados Unidos. No mesmo mês, Diego Hypolito representou muito bem a Ginástica Artística do Brasil com um ouro na Copa do Mundo de Paris. Mais uma conquista foi conseguida pela CBG através da inserção da Ginástica Rítmica nas Olimpíadas Escolares.
<Noticias Relacionadas>Diego Hypolito conquistou duas novas medalhas (ouro no solo e prata no salto) na Copa do Mundo de Moscou, em maio, mesmo mês em que o Troféu Brasil e o Circuito Caixa reuniram a nata da ginástica brasileira em Campo Grande (MS). Em junho, Diego comemorou seu aniversário com medalha na Copa do Mundo do Porto e ainda viu sua irmã, Daniele, brilhar no mesmo campeonato, quando conquistou ouro no salto e no solo e bronze nas paralelas. Também em junho, Marcela Lopez conquistou o tricampeonato mundial de Ginástica Aeróbica. No mês de julho, a Confederação Brasileira de Ginástica realizou, pela primeira vez, o Meeting Internacional de Ginástica Rítmica. O campeonato aconteceu em São Bernardo e o Brasil conquistou medalhas no conjunto, individual geral e, também, nas finais por aparelho. Em agosto, Vitória recebeu o Campeonato Brasileiro e a segunda etapa do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica. Os principais nomes das duas modalidades fizeram grandes apresentações na cidade do Espírito Santo. No mesmo mês, Harumi Freitas e Arthur Nory, da artística, e Daienne, do trampolim, representaram o país na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude com bons desempenhos.
E, também em agosto, o Brasil recebeu Academia FIG de Ginástica Rítmica, em Aracaju (SE). Um grande resultado foi conquistado no mês de setembro, quando as Seleções Masculina e Feminina classificaram a Ginástica Artística para os Jogos Pan-Americanos de 2011 através do Pré-Pan, realizado em Guadalajara, no México. E as meninas da Rítmica competiram no Mundial, em Moscou, na Rússia, onde a Seleção Individual melhorou a classificação em relação ao ano passado, passando de 29.ª a 22.ª do mundo. Outubro foi a vez das Seleções da Artística disputarem o Mundial, este em Roterdã, na Holanda. A feminina terminou em 10.º e a masculina foi a 19.ª colocada e, com esses resultados, classificaram o Brasil para o Mundial de 2011, que será Pré-Olímpico. O campeonato marcou a volta de Jade Barbosa à Seleção Brasileira. Em novembro, o Brasil sediou, pela primeira vez, o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Aeróbica, reunindo, em Balneário Camboriú (SC), cerca de 160 atletas de oito países. Os donos da casa foram o grande destaque da competição, com o total de 15 medalhas. E, enquanto o Pan acontecia no Brasil, Alice Helem Gomes, de apenas 11 anos, conquistava uma medalha de bronze para o Brasil no Mundial Por Idades de Trampolim. Também em novembro aconteceu a terceira e última etapa do Circuito Caixa, em Natal (RN), onde aconteceu a estreia do Circuitinho Caixa, para crianças de 7 a 11 anos oriundas dos Centros de Excelência Caixa Jovem Promessa, que, em 2010, passou a contar com o total de 21 núcleos. No começo de dezembro, as Seleções de Ginástica Rítmica e de Trampolim disputaram o Pré-Pan e garantiram as modalidades nos Jogos Pan-Americanos de 2011. E o ano de 2010 foi encerrado com o CBG Gala, um espetáculo com alguns dos principais ginastas do Brasil, em uma grande festa realizada em Santos (SP).