Ginastas curitibanas querem brilhar em Porto Alegre

Amanhã, as ginastas da equipe de competição curitibana da Gapi -Associação Ginástica Poline Iglesias, embarcam para Porto Alegre para competir no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica.

Elas estão se preparando desde janeiro de 2009 para participar da competição, que ocorre até a próxima sexta-feira. Compõem a delegação 17 atletas, entre 9 e 15 anos, nas categorias pré-Infantil, infantil e juvenil, individual e de conjunto.

A expectativa, baseada em resultados anteriores, é conquistar o pódio em todas as categorias na prova de conjuntos. Este é o primeiro torneio da temporada. Durante o ano as atletas da Gapi ainda participarão de campeonatos estaduais, em cada categoria, novo torneio nacional, em João Pessoa (PB), e do Campeonato Brasileiro de Conjuntos, em Joinville (SC).

“Ao todo devem participar 37 equipes do Brasil. Só chegando lá é que poderemos avaliar o nível das outras competidoras. Algumas regras da ginástica mudaram nesta temporada. Mas as meninas da Gapi estão bem condicionadas”, diz Pauline Iglesias Vargas, uma das professoras e responsáveis pela preparação das ginastas e que coordena os convênios da associação e da equipe de competição.

A Gapi surgiu em 2005. No ano seguinte passou ser a Associação Ginástica Poline Iglesias – uma entidade desportiva sem fins lucrativos estabelecida em Curitiba com objetivo de proporcionar e incentivar a prática da ginástica rítmica.

A associação, assim como algumas ginastas, é patrocinada pela prefeitura municipal de Curitiba, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Neste ano quatro atletas contam com patrocínio individual da Prefeitura: Marina de Santa, Hevelin Vasconcelos, Bruna Pignaneli e Luise Portilho.

“É o primeiro apoio oficial que recebemos. Este é um incentivo importante”, diz Pauline Iglesias Vargas, que lembra que a associação se mantém ainda com as mensalidades e eventos promovidos pelos professores e pais, que ajudam a manter as 100 atletas, entre elas algumas carentes que participam da Gapi.

Projeto social atende atletas carentes

A Gapi mantém uma equipe de treinamento que já acumula vários títulos nacionais, A associação iniciou, em 2008, a turma “Projeto Social”, que seleciona meninas de escolas públicas e orfanatos da região de Curitiba, com biotipo para a modalidade.

A turma é gratuita para todas as meninas selecionadas. Atualmente é composta por 20 crianças, entre entre 6 e 12 anos. Mais informações através do fone 3015-3664, ou na Associação Ginástica Poline Iglesias, no Centro Esportivo Bagozzi, na rua Caetano Marchesini, 864, no bairro Portão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo