A volta do atacante Giba é a grande atração da seleção brasileira masculina de vôlei no jogo de hoje, às 20h30 (de Brasília), contra o Canadá, na cidade de Mississauga, pela quinta rodada da fase de classificação da Liga Mundial. Depois de ganhar uns dias a mais de férias do técnico Bernardinho, ele faz sua primeira partida desde a conquista do bicampeonato mundial, no Japão, quando foi eleito o melhor jogador da competição.

continua após a publicidade

Giba conta que ficou mais inspirado depois de assistir aos jogos contra a Coréia do Sul, em São Paulo, e os canadenses, no último fim de semana, em Belo Horizonte. "O carinho dos torcedores conosco é impressionante. Quando me perguntam de onde tiramos a motivação para continuar ganhando, penso logo nisso. As pessoas nos adoram, e temos de retribuir isso", disse o atacante, que confessa ainda estar longe da melhor forma. "Com a seqüência de partidas, vou readquirir o ritmo de jogo. Por isso é bom voltar agora para estar melhor nas finais da Liga Mundial e no Pan.

Giba falou das finais da Liga, mas o Brasil ainda precisa vencer os dois jogos desta rodada – o segundo será sábado, às 15 horas (de Brasília), ambos com transmissão do SporTV – para não depender de outros resultados. A seleção é líder do Grupo A, com 16 pontos, contra 13 da Finlândia, que visita a Coréia do Sul neste fim de semana e será o último adversário do Brasil, na próxima semana.

"Nosso objetivo é sair do Canadá com a classificação para as finais. Não será fácil, mas só assim conseguiremos ter tranqüilidade para preparar a equipe", disse Bernardinho, que espera jogos mais difíceis do que os disputados no Brasil. "A seleção canadense virá mais à vontade, já que joga em casa, e pode complicar. Eles já melhoraram no segundo jogo em Belo Horizonte", lembra o treinador – o Canadá conseguiu vencer um set.

continua após a publicidade