Grande estrela do vôlei brasileiro e mundial, o ponteiro Giba pode voltar a jogar no Brasil. Atuando na Europa desde a temporada de 2001 – passou por clubes da Itália e da Rússia nesse período -, ele está negociando com a Cimed, equipe catarinense que foi a campeã da última Superliga.
Segundo os dirigentes da Cimed, haverá um encontro com o empresário de Giba hoje, em São Paulo, para acertar a contratação. No final da tarde o ponteiro da seleção brasileira estará em Curitiba, participando de compromissos junto a uma empresa do setor esportivo.Nascido em Londrina, e com residência em Curitiba, o jogador de 31 anos defende atualmente o Iskra Odintsovo, da Rússia, mas já manifestou desejo de voltar ao Brasil.
Se o negócio com a Cimed for fechado, Giba será o segundo titular da seleção que volta ao vôlei brasileiro nos últimos dias. Na semana passada, foi a vez do levantador Marcelinho acertar com outra equipe catarinense, a Tigre/Unisul/Joinville, e deixar a Europa – estava na Grécia.
Enquanto negocia sua ida para a Cimed, Giba se prepara para recomeçar os treinos na seleção brasileira. Convocado pelo técnico Bernardinho para a disputa da Liga Mundial, em junho e julho, e da Olimpíada de Pequim, em agosto, ele se apresenta ao grupo na próxima quinta-feira, em Saquarema (RJ), onde estão acontecendo os treinamentos.
Titular absoluto da seleção brasileira nos últimos anos, Giba é dono de dois títulos mundiais e da medalha de ouro na Olimpíada de Atenas, em 2004. Agora, tenta fechar um ciclo com a camisa do Brasil em agosto, quando lutará para ser bicampeão olímpico, nos Jogos de Pequim.