Curitiba recebe entre amanhã e terça-feira a primeira visita técnica de integrantes do Comitê Organizador Local designado pela Fifa em 2011. Depois de resolver o impasse relacionado com a Arena da Baixada, a nova missão da secretaria da Copa do Mundo 2014 em Curitiba é atender as questões relacionadas com os campos de treinamento onde as seleções vão se preparar antes dos jogos.Em bate-papo com Paraná Online, o gestor municipal para assuntos da Copa, Luiz de Carvalho, falou um pouco sobre a visita.
Paraná Online – Como será a visita?
LC – É uma visita visivelmente técnica, para ver as condições dos campos de treinamentos que colocamos à disposição no caderno de encargos. A intenção é ver se eles estão em condições de atender as exigências da Fifa. Dentro disso, o Comitê Organizador Local (COL) fará uma avaliação para dizer quais estariam aptos a receber as seleções que jogarão em Curitiba.
Paraná Online – A exemplo das vistorias técnicas da Arena, a vinda de representantes da Fifa para analisar os campos de treinamento é uma surpresa?
LC – Sim. Eles nunca avisam com muita antecedência, inclusive na visita não falarão com a imprensa.
Paraná Online – Qual a atribuição do comitê curitibano na escolha dos campos?
LC – A nossa competência foi indicar, dentro da nossa visão, os campos que achamos que atendem as necessidades. Indicamos quando Curitiba era candidata a ser uma das sedes e agora chegou.
Paraná Online – O João Pedro Caetano é o representante do Comitê Organizador Local (COL) designado pela Fifa em Curitiba. Como tem sido esse contato com ele?
LC – Temos trabalhado em conjunto, pois esse é um trabalho desenvolvido de forma técnica. É um trabalho de dia-a-dia que vem acontecendo, pois cabe às equipes técnicas de engenheiros e analistas avaliar as condições que o Comitê (Organizador Local da Fifa) exige. As coisas estão indo muito bem.
Paraná Online – Sabe que critérios serão analisados?
LC – São critérios básicos, como a questão de espaço de vestiário, equipamentos médicos, condições do campo, entre outros. Esses campos serão utilizados para que as seleções se preparem para o jogo, pois assim que elas chegarem na cidade, no dia do jogo, e vão precisar de espaço para desintoxicação, treinos físicos e para falar com a imprensa. O centro de treinamentos que atender a essas exigências vai ser bem avaliado.
Paraná Online – Se forem exigidas adequações dos centros de treinamento, existe possibilidade de doação de novos títulos de potencial construtivo?
LC – Não podemos ainda falar em obras. Primeiro temos que receber a visita, depois um relatório. Sobre os títulos de potencial construtivo, não tratamos disso, está fora de cogitação.
Paraná Online – Faça um diagnóstico da situação de Curitiba no contexto da Copa 2014.
LC – O importante é frisar que Curitiba está sendo muito bem avaliada. A equipe que está vindo na segunda-feira é uma equipe completa, com todos os técnicos do Comitê Organizador Local.
Curitiba está bem posicionada. Estamos cumprindo rigorosamente as exigências que a Fifa tem feito. O prefeito Luciano Ducci está tranquilo sobre o assunto, pois Curitiba está se preparando da melhor maneira possível para a Copa do Mundo.