Gerente de futebol diz que técnico é prioridade no Paraná

O gerente de futebol Alex Brasil teve uma primeira semana agitada à frente do Paraná Clube. Mesmo sem nenhuma decisão efetiva em torno de comissão técnica e eventuais reforços, o novo profissional da área passou por uma série de reuniões, buscando assimilar a atual estrutura do clube, começando a projetar a reformulação do departamento de futebol profissional. Com a possibilidade real da antecipação da Divisão de Acesso para o mês de abril, sabe que os contatos precisam ser agilizados.

“O primeiro passo é a definição do comando técnico”, ressalta Alex Brasil. “Temos alguns nomes de atletas já em pauta, mas entendemos que o melhor é primeiro definir com o treinador, que assim teria a condição de dar a palavra final sobre eventuais reforços”, justifica. Mesmo com a Segundona começando um mês antes daquilo do que estava estabelecido pela FPF, o Paraná trabalha com uma boa margem de tempo. A Copa do Brasil começa somente em março (no dia 7) e a Divisão de Acesso, sendo antecipada, teria sua largada no dia 1.º de abril.

“São quase dois meses até o início da Copa do Brasil. Temos tempo, mas não podemos nos acomodar e ficar adiando algumas decisões”, ressalta Alex Brasil. Na prática, o Paraná terá que atuar em algumas frentes, simultaneamente. O clube precisa buscar, em parceria com a Federação Paranaense de Futebol, patrocinadores que viabilizem a antecipação da Divisão de Acesso. Caso não se consiga um valor substancial (pelo menos R$ 500 mil, a metade do custo da competição), a tendência é que o torneio seja mantido para maio.

O clube, porém, não poderá concentrar todas as suas forças na busca por esse patrocínio. Afinal, o Paraná não conta hoje com comissão técnica definida e tampouco um elenco compatível com as suas necessidades. Treze atletas devem se apresentar na próxima quarta-feira e alguns deles têm propostas de outros clubes. Mesmo “recheando” o elenco com garotos da base, o Tricolor não dispõe sequer de um grupo-base para a Copa do Brasil. “Temos que dançar conforme a música. A partir de um calendário definido e da contratação de um treinador é que poderemos resolver outras questões”, admite Alex Brasil.

Mesmo atuando pela primeira vez na gestão de um clube, o profissional espera utilizar a experiência adquirida ao longo dos últimos anos, quando atuou em empresas de marketing esportivo e como “olheiro” do Parma. “Criei uma boa rede de contatos, com empresários e clubes. Isso será importante, nesse momento de transição do Paraná”, conclui.

Definições

Mesmo diante do acúmulo de jogos na temporada 2012, com Copa do Brasil, Divisão de Acesso do Paranaense e Série B, a ideia da diretoria do Paraná Clube é fechar com um técnico apenas, para essas três competições. A possibilidade de formar duas equipes, com comandos distintos, para as competições estadual e nacional foi devidamente descartada pelos dirigentes paranistas.

Grupo

A reapresentação dos atletas está marcada para a próxima quarta, na Vila Capanema. Dentre os jogadores esperados, alguns ainda têm ofertas de outros clubes, como o ala Lisa (Vila Nova-GO) e o goleiro Luís Carlos (Ypiranga-RS). As novidades ficariam por conta do lateral Paulo Henrique, retornando de empréstimo ao Palmeiras, e do atacante Welllington Silva, que teve frustrada a sua transferência para o Oeste de Itápolis.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna