Londres – O ex-jogador George Best – um dos maiores nomes do futebol britânico em todos os tempos -morreu ontem, aos 59 anos, no hospital londrino de Cromwell onde estava internado há mais de um

continua após a publicidade

mês após sofrer um infecção pulmonar e lutar contra uma infecção no fígado. Best – que se tornou um dos maiores ídolos do Manchester United e que ficou conhecido no mundo todo por sua habilidade com a bola, mas também pela facilidade com que provocava polêmicas -respirava com a ajuda de aparelhos já há uma semana. Depois de décadas de consumo excessivo de álcool, George Best foi submetido a um transplante de fígado em 2002, mas no ano passado voltou a beber.

O estado de saúde do ex-jogador havia piorado de maneira considerável na tarde de anteontem, ao ponto de seu médico particular Roger Williams antecipar que ele não iria resistir às próximas 24 horas. "O quadro não registrou nenhuma evolução. Só deterioração", disse o médico. "Ele está com as horas contadas", avisou.

Best foi campeão da Inglaterra em 1965 e 1967 e da Liga dos Campeões da Europa em 1968. Neste mesmo ano, foi eleito o melhor jogador da Europa. Teve, no entanto, uma carreira pontuada por polêmicas, dentro e fora do campo.

continua após a publicidade

Em uma de suas frases mais célebres, está o resumo do estilo de vida de George Best: "Gastei muito dinheiro com bebida, mulheres e carros de corrida. O resto, simplesmente esbanjei".

Elogios

Até Pelé falou sobre a morte do ex-jogador irlandês. "Todos sabem o valor de George Best para o futebol inglês e mundial. Já tive a oportunidade de enfrentá-lo algumas vezes, uma delas nos Estados Unidos, quando jogava pelo Cosmos, e o considerei o melhor do mundo", disse o brasileiro.

continua após a publicidade

"Acho uma terrível perda. Realmente um dos melhores pontas que já tivemos na Europa e é uma pena, mas é assim a vida. Ele esteve mal uma vez, com cirrose. Espero que isso sirva de exemplo para os jovens de todo o mundo", afirmou Pelé.