No primeiro treinamento para o jogo contra o Paranavaí, o técnico Geninho promoveu mudanças no meio-campo e no ataque. O meio foi formado por Jairo, que substituiu o lesionado Valencia, Julio dos Santos ganhou nova oportunidade – mas como um segundo volante – e Marcinho foi mantido.
Na frente, a novidade é Wesley. Os dois laterais, muito criticados pela torcida no jogo passado, também foram mantidos. Alberto pela direita e Netinho pela esquerda.
Ontem, para discutir as falhas que ocorreram na derrota diante do Jotinha, comissão técnica e jogadores ficaram reunidos por mais de uma hora antes do início do treino da tarde, trocando informações e assistindo a vídeos.
Apesar das alterações, Geninho não confirmou a equipe que enfrentará o Paranavaí, pois prefere esperar o treino de hoje. Caso não ocorra problemas com contusão, a equipe com apenas um volante de ofício deverá ser mantida.
Camisa 6
Netinho foi hostilizado no último domingo, mas demonstrou entender as críticas, já que o torcedor pode mudar de opinião em um único lance. No entanto, ressaltou que não é apenas ele quem está rendendo abaixo do esperado, e sim o grupo todo.
Comparou a vida de jogador de futebol com uma roda-gigante. “Às vezes você está lá embaixo e em outros momentos, lá no topo”, e disse que cabe apenas a ele trabalhar para melhorar seu rendimento.
O jogador conversou com o Paraná-Online sobre a sua fase e também a do Atlético.
Paraná-Online: O time saiu vaiado e você foi muito criticado, inclusive xingado. Como lida com isso?
Netinho: Vaiado é uma coisa, xingado é outra. Então chateia. Sei que não estou na minha melhor forma, mas característica de jogo não se muda de um dia para outro, sou um meia-armador e não um marcador. Mas estou melhorando. Espero que a torcida tenha um pouco de paciência, mas sei também que o momento do time não é bom. Já faz um ano e meio que não jogo na minha posição e nunca reclamei. A torcida tem o direito de, na hora ruim, vaiar. Ela está sempre nos apoiando. Então a gente entende o torcedor, isso faz parte da nossa profissão. Cabe ao grupo trabalhar.
Paraná-Online: Não chegou a hora então de pedir para voltar a atuar no meio-campo?
Netinho: Até pensei nisso, em definir de vez essa história. Mas acho que um jogador versátil pode ajudar bastante e ter mais espaço num time de futebol. Quando estava bem, não pedi para jogar de meia. Então não vai ser agora, que estou mal, que vou pedir para mudar. Tenho que trabalhar para corrigir meus erros e voltar a jogar bem na ala, como no final da temporada passada.
Paraná-Online: Como explicar a queda de rendimento nos últimos jogos?
Netinho: Hoje tivemos uma reunião para acertar e ver no que estamos falhando. Não é um ou outro jogador, é o time todo que não está fazendo boas partidas. O treinamento hoje foi bem melhor, mais motivado, para que voltemos a apresentar um bom futebol.
Paraná-Online: Você ressaltou que não está bem, mas qual a dificuldade que está encontrando? É ainda a parte física?
Netinho: Não é física. Estou terminando os jogos inteiro. Mas o time não jogando bem, reflete em alguns jogadores. Temos que fazer com que o elenco todo volte a render. As dificuldades que estou tendo são as do time todo. Não estou falhando individualmente. A equipe não está acertando na marcação, errando passes, onde poderíamos caprichar um pouco mais. São vários os fatores que levam à derrota e ao erro individual.