O Grêmio sofreu um gol do atacante Bruno Mendes, aos 44min da segunda etapa, e empatou com o Botafogo por 1 a 1, no Olímpico, hoje, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

O resultado deixa a equipe gaúcha na terceira colocação da competição, com 57 pontos, dois a menos do que o Atlético-MG, que mais cedo venceu o Sport por 2 a 1.

O Botafogo está há sete partidas sem vencer. O clube carioca chegou aos 41 pontos e ocupa a oitava posição na tabela. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o líder Fluminense, no Rio. A diferença entre as duas equipes é de onze pontos (68 a 57). O Botafogo faz o clássico carioca ante o Vasco.

O jogo

continua após a publicidade

Os dois times iniciaram a partida com ausências importantes. No Grêmio, o zagueiro Gilberto Silva, o volante Fernando e os atacantes Kleber e Marcelo Moreno não foram relacionados para o duelo. O Botafogo não pôde contar com o goleiro Jefferson, convocado para a seleção brasileira.

Além do desfalque do capitão da equipe, Oswaldo de Oliveira resolveu mudar o sistema ofensivo. Deixou Seedorf, resfriado, e Elkeson no banco de reservas. Vítor Júnior e Rafael Marques ganharam espaço no time titular.

continua após a publicidade

Com tantas alterações, as chances de gol foram escassas na primeira etapa. O Grêmio chegou a mandar uma bola no travessão em cabeçada do zagueiro Werley.

O meia Zé Roberto balançou as redes botafoguenses, mas o assistente assinalou o impedimento de Marquinhos, autor da assistência. O Botafogo levou perigo em um cruzamento do lateral direito Lucas. Marcelo Grohe desviou e evitou a conclusão de Vítor Hugo.

Outra oportunidade botafoguense foi criada por Fellype Gabriel. Ele cabeceou à queima-roupa na pequena área e Grohe fez uma bela defesa.

Na volta do intervalo, o técnico gremista, Vanderlei Luxemburgo, foi obrigado a mexer na equipe. Souza sentiu uma lesão no tornozelo e cedeu a vaga para Léo Gago.

Aos 5min do segundo tempo, o próprio Léo Gago cobrou falta da intermediária e abriu o placar no Olímpico. Com vantagem no placar, Luxemburgo recuou a equipe. Sacou o atacante André Lima e colocou o zagueiro Vilson. Na tentativa do empate Oswaldo de Oliveira botou o meia Seedorf no lugar de Vítor Júnior.

O panorama do duelo não mudou. Então, o treinador botafoguense adiantou seu time de vez. O lateral esquerdo Márcio Azevedo saiu para a entrada de Elkeson. Fellype passou a atuar improvisado no setor e quase empatou em um chute de fora da área.

A igualdade veio com outra alteração ousada de Oswaldo. Ele tirou o volante Renato e promoveu a entrada de Bruno Mendes.

Aos 44min, o atacante fez a jogada na intermediária, bateu colocado para superar Marcelo Grohe e calou a torcida gremista. Depois do apito final, os torcedores ainda vaiaram o time.

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza (Léo Gago), Marco Antônio, Marquinhos (Rondinelly) e Zé Roberto; Leandro e André Lima (Vílson). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO
Renan; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Elkeson); Gabriel, Renato (Bruno Mendes), Andrezinho, Vítor Júnior (Seedorf) e Fellype Gabriel; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Estádio: Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Gols: Léo Gago, aos 5min, e Bruno Mendes, aos 44min do segundo tempo
Cartão amarelo: Lucas (B) e Andrezinho (B)
Público/Renda: 31.950 (27.529 pagantes) / R$ 704.331,00