As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a 43.ª edição do Troféu Princesa Sofia no 11º lugar. O resultado alcançado não foi suficiente para avançar à Medal Race, mas valeu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres na classe 470, uma vez que as cariocas Martine Grael e Isabel Swan ficaram cinco posições atrás.
A competição realizada em Palma de Mallorca, da Espanha, foi o desempate da disputa entre as duas duplas. O processo de classificação para Londres começou no Mundial de Perth,em 2011. Na Austrália, Martine e Isabel terminaram no oitavo lugar e saíram na frente. Em fevereiro, Fernanda e Ana venceram todas as regatas da Semana Brasileira de Vela de Búzios e empataram.
A classe 470 feminina do Brasil há quatro anos, em Pequim, havia sido composta justamente por Fernanda Oliveira e Isabel Swan, que conseguiram a medalha de bronze. “Poder representar o Brasil pela quarta vez em uma Olimpíada me traz grande satisfação. A entrada da Ana na equipe foi fundamental. Apesar de jovem, mostrou muita maturidade nos momentos decisivos. Seguiremos até 2016”, avisou.