O norte-americano Justin Gatlin venceu neste domingo a prova dos 100 metros na etapa de Xangai da Diamond League, a segunda desta temporada. O velocista, campeão olímpico em 2004, teve um bom começo, se afastou dos demais concorrentes depois dos 60 metros e terminou a disputa com o tempo de 9s92, o melhor dos 100 metros no mundo neste ano.

continua após a publicidade

O jamaicano Nesta Carter ficou na segunda colocação, sendo 0s2 mais lento, com 10s12, enquanto o norte-americano Michael Rodgers foi o terceiro, com 10s18. “Eu tenho muito mais no tanque”, disse Gatlin. “Eu cruzei em 9s92 sem vento. Senti que fiz isso com facilidade”.

Gatlin foi o único velocista a bater o astro jamaicano Usain Bolt no ano passado, em junho, na prova dos 100 metros em Roma. Mas o norte-americano não conseguiu repetir essa façanha quando importava, perdendo para Bolt no Mundial em Moscou, dois meses mais tarde.

continua após a publicidade

Bolt não competiu em Xangai este ano, mas Gatlin acredita que mandou ao campeão olímpico e mundial uma mensagem com o seu impressionante tempo neste domingo. “Eu acho que muitos aproveitam o ano sem Jogos Olímpicos e Mundial para usá-lo como um ano de descanso, apenas mostrando o seu rosto, mas eu acho que este ano é o ano em que você realmente mostra o seu talento”, disse.

continua após a publicidade

Também neste domingo, Mahau Suguimatti ficou apenas na sétima colocação na disputa dos 400 metros com barreiras ao marcar 50s18. Único brasileiro a competir em Xangai, ele viu o norte-americano Michael Tinsley vencer a prova em 48s77, seguido pelo senegalês Mamadou Kasse Hanne, com 48s86, e pelo compatriota Bershawn Jackson, com 48s92.

Com Liu Xiang assistindo das arquibancadas, o chinês Wenjun Xie surpreendeu e fez a festa da torcida local ao vencer a prova dos 110 metros com barreiras ao marcar 13s23. Ele foi apenas 0s03 mais rápido do que o segundo colocado, o francês Pascal Martinot-Lagarde, com 13s26. O norte-americano David Oliver foi o terceiro com 13s28.

A nigeriana Blessing Okagbare conseguiu uma dupla vitória em Xangai, ao ganhar a disputa do salto em distância, com 6,86 metros, e dos 200 metros, com 22s36. A jamaicana Veronica Campbell-Brown, que perdeu boa parte da última temporada por causa de uma suspensão por doping, posteriormente cancelada, ficou apenas em quinto lugar nos 200 metros.

A Jamaica, aliás, teve apenas uma vitória na China, com Novlene Williams-Mills, que ganhou a disputa dos 400 metros em 50s31, sendo 0s6 mais rápida do que Amantle Montsho, de Botsuana. A norte-americana Allyson Felix foi a quinta colocada na sua primeira prova após se lesionar no Mundial de 2013.

O francês Renaud Lavillenie continuou em seu domínio no salto com vara, vencendo facilmente com um salto de 5,92 metros. Já a sueca Abeba Aregawi ganhou a disputa dos 1.500 metros em 3min58s72.

A próxima etapa da Diamond League será realizada nos Estados Unidos, em Eugene, nos dias 30 e 31 de maio.