O norte-americano Justin Gatlin cumpriu a promessa feita na quarta-feira e venceu o jamaicano Usain Bolt nesta quinta na tradicional prova dos 100 metros na etapa de Roma da Diamond League. O francês Jimmy Vicaut completou o pódio.
Gatlin venceu a prova com o tempo de 9s94, logo à frente de Bolt, com 9s95. O jamaicano fez boa largada, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do americano nos metros finais e acabou sendo superado em sua segunda competição internacional nesta temporada.
Em entrevista nesta quarta, Gatlin havia afirmado que poderia superar o recordista mundial nesta etapa de Roma, o que não fez nos Jogos Olímpicos de Londres, quando levou a medalha de bronze. Bolt se sagrara bicampeão olímpico nos 100 metros.
Durante esta semana, Bolt revelou ter se recuperado recentemente de uma lesão muscular na coxa. O jamaicano, contudo, garantiu estar em condições de disputar normalmente a prova desta quinta.
Ainda em ritmo de início de temporada, Bolt e Gatlin ficaram longe do melhor tempo do ano, que pertence ao norte-americano Tyson Gay. Ele marcou 9s86 no dia 4 do mês passado, em Kingston, na terra de Bolt.
Apesar do revés em Roma, Bolt teve desempenho superior a sua estreia nas competições internacionais neste ano. No dia 8 de maio, ele venceu os 100 metros no Meeting das Ilhas Cayman com o modesto tempo de 10s09.
Os dois velocistas devem se enfrentar novamente no Mundial de Moscou, na Rússia, em agosto. Eles devem ter ainda a rivalidade de Gay e do jamaicano Asafa Powell.