O tenista francês Richard Gasquet se tornou nesta quarta-feira o primeiro classificado para as semifinais do US Open, quarto e último torneio do Grand Slam na temporada, em Nova York, nos Estados Unidos. Para isso, ele precisou desbancar o favoritismo do espanhol David Ferrer nas quartas de final, ao vencer por 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 6/1, 4/6, 2/6 e 6/3, em uma batalha de 3 horas e 23 minutos de duração.

continua após a publicidade

Número 9 do mundo, Gasquet já conseguiu igualar a sua melhor campanha num torneio de Grand Slam – também foi à semifinal de Wimbledon em 2007. Mas nunca foi tão longe assim no US Open, onde, até então, tinha ido ao máximo às oitavas de final. Seu próximo adversário será um outro tenista espanhol: Rafael Nadal ou Tommy Robredo, que vão se enfrentar ainda nesta quarta-feira na quadra central, o Arthur Ashe Stadium.

Ferrer entrou em quadra nesta quarta-feira como favorito no duelo das quartas de final. Além de ser o número 4 do mundo e viver a melhor temporada da sua carreira – foi vice-campeão de Roland Garros, ao perder a final para Nadal -, contava com retrospecto de oito vitórias em nove jogos contra Gasquet. Mas o francês, que tinha vencido o espanhol uma única vez em 2008, voltou a ganhar agora, passando para uma inédita semifinal.

continua após a publicidade