O pivô Pau Gasol, que defende o Los Angeles Lakers na NBA, anunciou nesta terça-feira que não poderá representar a Espanha no próximo Mundial de Basquete, marcado para ser realizado entre 29 de agosto e 12 de setembro, na Turquia.
Em nota oficial distribuída nesta terça, Gasol lembrou que neste ano “sofreu duas importantes lesões musculares” e afirmou que o período da disputa da competição será o “momento de descansar” depois de uma temporada desgastante na NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos.
“Depois de um período de reflexão com meus médicos, preparadores físicos e fisioterapeutas, tanto espanhóis como norte-americanos, comuniquei ao presidente da Federação Espanhola de Basquete, José Luis Sáez, e ao técnico da seleção, Sergio Scariolo, que as atuais circunstâncias desaconselham minha participação no próximo Mundial de Basquete da Turquia de 2010”, afirmou Gasol no comunicado.
Grande estrela espanhola e finalista da NBA com o Los Angeles Lakers na decisão contra o Boston Celtics, Gasol ajudou a Espanha a conquistar o seu primeiro título mundial de basquete, há quatro anos, no Japão. Na Turquia, porém, os espanhóis defenderão a condição de campeões sem o astro em quadra.
Neste ano, a Espanha está no Grupo D do Mundial, ao lado de França, Nova Zelândia, Lituânia, Líbano e Canadá.