Garimpo de novos talentos

Santo André – O futuro do handebol masculino brasileiro passa pela cidade de Blumenau (SC). Desde o início de fevereiro, 80 atletas da categoria cadete, de diversas regiões do Brasil, estão reunidos na cidade para um acampamento de desenvolvimento e melhoria técnica. A partir do dia 15, será a vez de mais 80 garotos da categoria juvenil participarem do processo. Todo o trabalho está sendo supervisionado de perto pelo espanhol Jordi Ribera, técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina. O objetivo é selecionar garotos que vão compor a base das categorias para a disputa dos campeonatos Pan-Americanos Cadete e Juvenil, que acontecem de 29 de agosto até 2 de setembro, também em Blumenau.

Muito mais do que uma simples avaliação, Jordi Ribera está usando sua experiência para selecionar jogadores certos que podem formar o futuro da modalidade. Após essa seletiva, com uma base já definida, o espanhol, que possui total apoio da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), irá organizar, em conjunto com as respectivas comissões técnicas, novos testes, em outras regiões do País, para selecionar jogadores em posições que considera carentes. A intenção é trabalhar na base para que o Brasil colha os frutos já nos próximos anos.

Os trabalhos estão sendo realizados no Centro Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau, que possui grande estrutura com três quadras oficiais (40 x 20), outras duas menores, além de piscinas e refeitório. ?Os jogadores são divididos em grupos e trabalham desde fundamentos – chute e passe – até o aprimoramento da qualidade técnica e tática?, conta o organizador Marcelo Cavicchiolo.

Além da parte prática, todos os dias Ribera reúne os atletas para palestras onde explica como melhorar a qualidade do jogo e o que espera de cada jogador. Os jogadores da categoria Cadete ficam no local até o próximo domingo. Três dias depois, dia 15, será a vez dos jogadores da categoria Juvenil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo