Garantido no estadual, Coritiba pensa no Náutico

O objetivo de conquistar antecipadamente a classificação para a segunda fase do campeonato paranaense o Coritiba já atingiu.

Mas, escaldado pelas dificuldades dos últimos jogos, o elenco seguiu para Recife imaginando muitas dificuldades para a partida de amanhã (20h30, nos Aflitos), contra o Náutico, jogo de ida na segunda fase da Copa do Brasil. Por isso, a equipe não poderá falhar como na partida de domingo contra o Roma.
O técnico Antônio Lopes foi direto quando falou do rendimento da equipe em Maringá. "No primeiro tempo, nós não jogamos bem. Tivemos dificuldades, chegamos a cometer uma penalidade que o Fernando defendeu. Depois ajustamos o time, mas precisamos ter maior eficiência em toda a partida se quisermos vencer as partidas sem maiores dificuldades", comenta o Delegado.
Fernando, que defendeu o segundo pênalti nesta temporada, e mantém-se como o goleiro menos vazado do paranaense, chegou a se irritar com a atuação da equipe. "Não era daquele jeito que iríamos conseguir alguma coisa", resume. Ele se referia à apatia do time no primeiro tempo. "Não faltou entrega, nós lutamos muito, mas faltou qualidade na marcação e na criação de jogadas", reconhece Antônio Lopes – lembrando que o primeiro gol de Marciano foi marcado em uma jogada ensaiada.
Mas o treinador alviverde gostou do que viu depois. "Na segunda etapa, nós mostramos evolução, jogamos bem e fizemos merecer a vitória", comenta. "Foi muito importante para todos esse resultado. Estamos classificados, e com isso ficamos mais tranqüilos para enfrentar a Copa do Brasil", confirma Marciano, que é o artilheiro do paranaense com sete gols. Como as partidas contra o Náutico acontecem nesta e na próxima quarta, não se descarta a possibilidade de ser escalado um time misto contra o União Bandeirante, no domingo.
Até porque o elenco começa a sentir os efeitos da ‘maratona’. Como não conseguiu antecipar a ida para São Paulo para a noite de domingo, a delegação saiu ontem pela manhã da Cidade Canção, passou o dia no Aeroporto de Cumbica e chegou a Recife apenas à noite. A preocupação da comissão técnica é que o desgaste não afete o rendimento do Coritiba dentro de campo.
Mas se as dificuldades aumentam, a confiança do grupo segue a mesma proporção. Afinal, o Coxa chega a Pernambuco com apenas uma derrota na temporada, tendo sofrido sete gols em doze partidas e sonhando até com a classificação antecipada para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, que viria com uma vitória por dois gols de diferença no jogo de amanhã. "Respeitamos muito o Náutico, mas acreditamos que temos condições de buscar um bom resultado", resume o meia Reginaldo Vital.

Márcio Egídio pode ser a surpresa coxa

O técnico Antônio Lopes deve fazer mistério na equipe que vai enfrentar o Náutico. Ele tem como boa notícia a recuperação completa de Marquinhos – que está liberado pelos médicos e já escalado – e pode promover uma alteração tática, colocando o time com dois volantes. Caso faça isso, Márcio Egídio ganha nova chance nos titulares, com Reginaldo Vital se tornando uma opção no banco.
A possibilidade aumenta quando se avalia o rendimento do Coxa nas partidas contra Adap e Engenheiro Beltrão. Nos dois jogos, o time sofreu no primeiro tempo com os erros de marcação e só a após a entrada de Egídio a equipe se acertou. Domingo, o volante ajudou ainda mais, dando o passe para o segundo gol de Marciano. "Ele tem uma força na marcação muito grande, e está evoluindo no passe. Assim, o Egídio melhora a cada dia", elogia Lopes.
Mas esta alteração retiraria, em tese, a qualidade do meio-campo, uma característica importante do Coxa – ainda mais em um jogo fora de casa. O Delegado, sabendo destas situações, quer antes de definir analisar os últimos jogos do Náutico em casa. "Nós temos boas opções", desconversa o treinador. A tendência, no entanto, é a entrada de Márcio Egídio.
Já a escalação de Marquinhos não dependia de Lopes, e sim do departamento médico. Poupado da partida contra o Roma para que reunisse condições de enfrentar o Timbu, o armador nem precisará passar por um teste, e treina normalmente às 16h, na Ilha do Retiro (estádio do Sport). "Ele não estava totalmente recuperado, por isso resolvemos deixá-lo fora para continuar o tratamento. Agora ele está muito bem", diz o médico William Yousef.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo