Foto: AP |
Asamoah celebra o primeiro gol marcado contra a República Tcheca. continua após a publicidade |
Com um gol relâmpago, Gana fez história ao conseguir a sua primeira vitória em Mundiais. Superou a República Checa por 2×0, em Colônia, pela segunda rodada do Grupo E. O resultado poderia ter sido mais elástico se o goleiro Petr Cech não tivesse feito inúmeros milagres. Essa também é a primeira vitória de uma seleção africana neste mundial.
Atuando com muita velocidade e perigo, Gana surpreendeu e marcou o seu primeiro gol em Copas com menos de dois minutos. Após escanteio, a defesa checa afastou, parcialmente, e a bola ficou com Appiah. Num bom lançamento do meia, Asamoah Gyan dominou no peito, passou por um defensor e bateu no canto esquerdo de Petr Cech.
Em desvantagem, a República Checa partiu para cima dos africanos e perdeu duas boas chances de empatar, com Jankulovski e Medved. O restante da primeira etapa foi um festival de gols perdidos das duas seleções.
Na etapa complementar Gana seguiu usando muito os contra-ataques. E desperdiçou a melhor chance aos 21 minutos, quando Gyan invadiu a área e foi derrubado por Ujfalusi. Na cobrança do pênalti, Amoah mandou a bola na trave.
Com um jogador a menos -Ujfalusi foi expulso ao cometer a penalidade -, os checos foram muito pressionados. Foi então que Cech, do Chelsea, mostrou porquê é o melhor goleiro do mundo, defendendo três chutes à queima-roupa.
De tanto insistir, os africanos conseguiram ampliar. Após uma excelente tabela entre Essien e Appiah, a bola ficou com Muntari, que mandou no ângulo direito. Nos acréscimos, o goleiro ganês, Kingston evitou duas grandes chances do checos, com cabeceadas de Sionko e Nedved, garantindo a vantagem final.
Na última rodada, Gana enfrenta os Estados Unidos, na quinta-feira, em Nuremberg. No mesmo dia, a República Checa pega a Itália, em Hamburgo.