Na busca por pontos para subir no ranking da ATP – já foi Top 10 -, o francês Gael Monfils decidiu apostar nesta temporada nos torneios em quadras de saibro na América Latina. Depois de cair precocemente em Quito, no Equador, o atual número 43 do mundo viajou à Buenos Aires disposto a fazer uma boa campanha no ATP 250 disputado na capital da Argentina. E a ideia está dando certo, pois nesta quinta-feira avançou às quartas de final ao derrotar o sérvio Dusan Lajovic por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.
Gael Monfils terá a forte concorrência de rivais argentinos e espanhóis, especialistas no saibro, nestes torneios. Nesta quinta-feira, um de cada destes países passou às quartas de final. O local Federico Delbonis passou pelo português Gastão Elias por 7/6 (7/5) e 7/6 (8/6) e terá pela frente Guillermo García-López, da Espanha, que ganhou do compatriota Pablo Carreño Busta por 7/6 (7/5), 1/6 e 7/6 (8/6).
Outro torneio ATP 250 que está sendo disputado nesta semana, fazendo a sua estreia no circuito profissional, é em Nova York, nos Estados Unidos. Na quadra dura, o principal favorito passou às quartas de final. O sul-africano Kevin Anderson, número 11 do mundo, ganhou de virada do norte-americano Ernesto Escobedo por 2 sets a 1 – com parciais de 3/6, 6/4 e 7/6 (7/5). Seu próximo rival será o também local Frances Tiafoe, que eliminou o israelense Dudi Sela por 6/4, 3/6 e 6/0.
Também nesta quinta-feira, o croata Ivo Karlovic disparou 16 aces – contra 6 de seu adversário – e aplicou um duplo 6/4 no norte-americano Ryan Harrison.