Evandro está confirmado |
Mais uma geração de jovens jogadores brasileiros será colocada à prova a partir de hoje. Abrindo sua participação no Campeonato Sul-Americano Sub-20, a seleção brasileira enfrenta o Equador, hoje, às 22h10 (horário de Brasília), no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade colombiana de Pereira – local onde o Once Caldas conquistou o título da Copa Libertadores.
A maioria dos jogadores já está nos elencos profissionais de suas equipes, alguns como titulares, caso de Leonardo, zagueiro do Santos, a dupla de ataque Diego e Rafael Sobis, do Internacional, e dos paranaenses Rafinha, do Coritiba, e Fernandinho, do Atlético – este, o principal jogador da seleção, está fora da primeira fase por conta de uma suspensão. O único jogador local a começar atuando será o meia Evandro, também do Atlético.
Por serem jogadores já "calejados", apesar da idade, o técnico Renê Weber crê que o grupo não terá problemas para encarar as dificuldades do campo e a catimba dos adversários. "Esta é uma equipe de muita técnica e raça, cujos jogadores disputam um dos campeonatos mais difíceis do mundo, o campeonato brasileiro", disse o técnico, que é gaúcho de nascimento, foi jogador das categorias de base do Internacional, mas se consagrou como armador do Fluminense nos anos 80s.
Renê não se preocupa com uma possível má atuação esta noite. Para ele, os jogadores estão estafados da longa temporada, devendo sentir o cansaço nos primeiros jogos. "Acho que não conseguiremos mostrar todo nosso potencial na estréia. Sempre há a pressão e o nervosismo por ser o primeiro jogo e a equipe ainda estará um pouco travada pelo forte trabalho físico que fizemos nas últimas semanas", explicou o treinador.
Para isso, ele espera a qualidade técnica dos jogadores, principalmente do lateral Filipe (que joga no Ajax), dos meias Renato (Atlético-MG) e Evandro e da veloz dupla de ataque do Internacional. Diego e Rafael Sobis foram os titulares do colorado na reta final do campeonato brasileiro, e jogam para provar que podem atuar juntos – teste que serve somente para a seleção, mas também para o treinador gaúcho Muricy Ramalho, que reluta em escalá-los juntos. O Sul-Americano Sub-20 (solenemente chamado de Juventude da América pela Conmebol) é disputado em Pereira, Manizales – a cidade-sede do Once Caldas – e Armenia. No grupo do Brasil (na primeira fase, são duas chaves com cinco equipes) estão Equador, Paraguai, Uruguai e Chile. Três seleções se classificam para a fase final, que será disputada por seis equipes jogando entre si. Os quatro melhores classificam-se para o mundial da categoria, que acontecerá na Holanda.
Adversário
O técnico equatoriano José Jacinto Vega sonha com uma façanha semelhante à da seleção adulta, que nas últimas duas edições das Eliminatórias para a Copa do Mundo venceu o Brasil. "Meu time é homogêneo, humilde e motivado", resumiu Vega.