As equipes de futsal masculino e feminino que representam o Paraná nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras não repetiram as boas atuações anteriores e perderam as duas semifinais disputadas na última quinta-feira (26) em Maceió. Com os resultados, os dois times jogarão as decisões de terceiro e quarto lugares nesta sexta-feira, com adversários ainda a serem definidos.

continua após a publicidade

Na semifinal do masculino, o time da Unioeste de Marechal Cândido Rondon teve como torcedores especiais o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, e o diretor de Esportes, Detlev Uwe Surkamp, também chefe da delegação paranaense em Maceió. Mas nem a presença dos diretores foi suficiente para empurrar o time à vitória contra o bom time da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FCHELR).

O time de Rondônia saiu na frente logo aos sete minutos, com um belo gol do camisa 9 Angel Andrade. Cinco minutos depois, o Paraná empatou com o camisa 8 Diogo Schneider, mas nem teve tempo de comemorar. Depois da jogada rápida pela direita, o camisa 7 Armando Neto recebeu a bola na área e apenas precisou tocar para o fundo das redes, colocando novamente o time de Rondônia na frente.

Quando faltava apenas um segundo para acabar o primeiro tempo, o ala Michel Silva, camisa 1 da equipe da FCHELR, fez falta duríssima sobre Diogo Schneider e, como já tinha levado cartão amarelo, foi expulso. No retorno do intervalo, aproveitando-se da ausência de um jogador adversário por dois minutos, o Paraná conseguiu empatar aos 51 segundos de jogo, com o camisa 9 Luiz Henrique Valcarengui.

O placar não teve mais alterações até o final, o que levou a partida à prorrogação. E o gol da classificação dos rondonienses veio aos 57 segundos do segundo tempo, com o camisa 10 Sidnei Carvalho. Em desvantagem no placar, o time da Unioeste bem que tentou furar a defesa adversária e empatar novamente o jogo.

Mas, numa seqüência incrível de ataques do Paraná, a bola parou sempre nos pés da defesa ou nas mãos do goleiro de Rondônia. E nem mesmo o pênalti assinalado pela arbitragem a pouco mais de um minuto do final salvou a equipe paranaense. O camisa 8 Diogo Schneider, que havia marcado o primeiro gol do Paraná, bateu para fora e desperdiçou a chance de empatar.

"Fizemos um jogo eletrizante, com muitas chances para as duas equipes, mas parece que sentimos o cansaço e acabamos perdendo nos detalhes. Faz parte, tivemos muitas oportunidades de marcar, mas nem sempre o time que mais cria é aquele que ganha", disse o técnico Marcos Vila.

O diretor-presidente da Paraná Esporte parabenizou os atletas, mesmo diante da derrota para Rondônia, e destacou a garra e vontade demonstradas por todas as equipes que foram a Maceió. "A boa campanha do Paraná nas Olimpíadas Universitárias deste ano representa um avanço gigantesco, e também mostra a importância de termos resgatado os Jogos Oficiais a partir de 2003, porque esta eficiência de hoje é resultado da seriedade com que temos realizado nossas competições no Paraná", disse Marco Aurélio Saldanha Rocha.

A equipe de futsal feminino da Universidade do Norte do Paraná (Unopar) não resistiu ao forte time da UniSant?anna, de São Paulo, e perdeu a semifinal disputada nesta quinta-feira por 4 a 0. O adversário na disputa do terceiro lugar, em jogo que acontece nesta sexta-feira, às 11h30, será a FACIPE, de Pernambuco, que perdeu a semifinal para a UNC, de Caçador (SC).

Feminino

Detalhes

continua após a publicidade