A temporada do futsal paranaense chegou ao fim. Com a conquista do Campeonato feminino adulto pela Guairaca/Guarainvest BMG/Guarapuava encerrou-se a disputa pelos títulos estaduais.

continua após a publicidade

Foram catorze competições e doze diferentes campeões em disputas realizadas entre os meses de março e dezembro pela Federação Paranaense de Futebol de Salão.

No total, 258 equipes participaram do Campeonato Paranaense de futsal na temporada 2008, em suas várias categorias. Foi o maior número de times participantes em toda a história do futsal estadual.

“Um crescimento que demonstra mais uma vez por que a Federação Paranaense ocupa o segundo lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, atrás apenas de São Paulo”, afirmou Dias Lopes, presidente da FPFS.

continua após a publicidade

Dos catorze títulos estaduais em disputa nesta temporada, apenas três ficaram em poder de um mesmo clube. O autor da façanha foi a Unopar/Fel/Sercomtel, de Londrina, que dominou as competições femininas. A equipe londrinense foi campeã nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Entre as mulheres, não venceu apenas o Campeonato Paranaense adulto, conquistado pela Guairaca/Guarainvest BMG/Guarapuava.

No masculino, nenhum clube conquistou mais de um título. Uma demonstração do grande equilíbrio e do elevado nível técnico das equipes, na opinião do presidente Dias Lopes. Foram dez competições e dez diferentes campeões: Naga/Zaeli/Penalty/ Umuarama (Ouro), Retífica Sanderson/Marreco Futsal (Prata), Clube dos Trinta/Colégio Master (Bronze), Clube Atlético Pato-branquense (Sub-20), Paraná Clube (Sub-17), Clube Verde (Sub-15), Iate Clube de Londrina (Sub-13), Associação Atlética Comercial (Sub-11), ADC Tagliari (Sub-9) e Cancun/Coritiba (Sub-7).

continua após a publicidade

Entre todas as categorias do Campeonato Paranaense de Futsal realizadas em 2008, três entraram para a história por causa do número de participantes: 32 equipes disputaram os estaduais Sub-17, Sub-13 e Sub-9, estabelecendo um recorde histórico.

“É o resultado que estamos colhendo devido ao grande apoio dado às categorias de base. Só assim podemos garantir um futuro ainda mais promissor ao nosso futsal”, comentou Dias Lopes, com a expectativa de que em 2009 os números sejam ainda maiores.