Futsal paranaense bate recorde de times em 2008

A temporada do futsal paranaense chegou ao fim. Com a conquista do Campeonato feminino adulto pela Guairaca/Guarainvest BMG/Guarapuava encerrou-se a disputa pelos títulos estaduais.

Foram catorze competições e doze diferentes campeões em disputas realizadas entre os meses de março e dezembro pela Federação Paranaense de Futebol de Salão.

No total, 258 equipes participaram do Campeonato Paranaense de futsal na temporada 2008, em suas várias categorias. Foi o maior número de times participantes em toda a história do futsal estadual.

“Um crescimento que demonstra mais uma vez por que a Federação Paranaense ocupa o segundo lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, atrás apenas de São Paulo”, afirmou Dias Lopes, presidente da FPFS.

Dos catorze títulos estaduais em disputa nesta temporada, apenas três ficaram em poder de um mesmo clube. O autor da façanha foi a Unopar/Fel/Sercomtel, de Londrina, que dominou as competições femininas. A equipe londrinense foi campeã nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Entre as mulheres, não venceu apenas o Campeonato Paranaense adulto, conquistado pela Guairaca/Guarainvest BMG/Guarapuava.

No masculino, nenhum clube conquistou mais de um título. Uma demonstração do grande equilíbrio e do elevado nível técnico das equipes, na opinião do presidente Dias Lopes. Foram dez competições e dez diferentes campeões: Naga/Zaeli/Penalty/ Umuarama (Ouro), Retífica Sanderson/Marreco Futsal (Prata), Clube dos Trinta/Colégio Master (Bronze), Clube Atlético Pato-branquense (Sub-20), Paraná Clube (Sub-17), Clube Verde (Sub-15), Iate Clube de Londrina (Sub-13), Associação Atlética Comercial (Sub-11), ADC Tagliari (Sub-9) e Cancun/Coritiba (Sub-7).

Entre todas as categorias do Campeonato Paranaense de Futsal realizadas em 2008, três entraram para a história por causa do número de participantes: 32 equipes disputaram os estaduais Sub-17, Sub-13 e Sub-9, estabelecendo um recorde histórico.

“É o resultado que estamos colhendo devido ao grande apoio dado às categorias de base. Só assim podemos garantir um futuro ainda mais promissor ao nosso futsal”, comentou Dias Lopes, com a expectativa de que em 2009 os números sejam ainda maiores.