O acidente envolvendo o avião com a delegação da Chapecoense, que faria nesta quarta-feira (30), na Colômbia, o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana diante do Atlético Nacional, chocou e entristeceu todo o futebol brasileiro e mundial. Os clubes paranaenses, onde alguns dos passageiros e vítimas desta tragédia já atuaram, se manifestaram pelas redes sociais em apoio ao time catarinense, que era comandado, inclusive, pelo técnico paranaense Caio Júnior.
- Aeronáutica da Colômbia confirma a morte de 71 pessoas na queda de avião da Chapecoense
- Filho de Caio Junior pede privacidade à família e diz que não estava no avião porque esqueceu passaporte
Atlético, Coritiba e Paraná Clube mudaram as fotos dos seus perfis das suas contas no Facebook com o símbolo da Chapecoense e prestaram sua solidariedade ao time do Oeste de Santa Catarina. “Nossa solidariedade à população de Chapecó, Associação Chapecoense de Futebol e aos familiares de todos que estavam no voo. Que todos possam encontrar forças neste momento difícil”, divulgou o Atlético.
O Paraná, clube onde o técnico Caio Júnior fez seu grande trabalho como treinador quando levou o Tricolor, em 2006, à Libertadores da América, também lamentou o acidente. “O Paraná Clube e sua nação estão juntos contigo, Associação Chapecoense de Futebol! #ForçaChape”, postou o perfil paranista.
Com uma relação bem estreita com a diretoria da Chape, sobretudo por ter aceitado receber o segundo duelo da final da Copa Sul-Americana, que seria realizado no dia 7 de dezembro, no Couto Pereira, o Coritiba mudou sua foto do perfil com o símbolo do time catarinense em preto e branco e postou: “#ForçaChape. Luto”.
O Londrina, time em que o goleiro Danilo, destaque da Chape e que foi encontrado com vida mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital, já atuou de 2011 a 2013, também se manifestou através das redes sociais. “Nossos sentimentos a todos os familiares. A torcida do Londrina Esporte Clube também está com vocês nesse momento tão difícil”, postou logo no início da manhã. “Danilo Paredão é um dos sobreviventes desse trágico acidente”, prosseguiu.
A manifestação do ex-presidente do Coxa, Vilson Ribeiro de Andrade, que foi dirigente alviverde quando jogadores como Gil, Dener e Sérgio Manoel, vítimas deste acidente, estavam no clube, emocionado, lamentou o acidente e a tristeza que a tragédia está causando no futebol brasileiro.
“O futebol amanheceu de luto. Dos incentivos e aplausos .. Estamos em silêncio. . Em lágrimas. …Perdemos amigos com quem trabalhamos juntos.. Gil.. Denner .. Sérgio Manoel.. pessoas e atletas extraordinários que honraram sempre a camisa que vestiram.. o Coritiba está de luto.. Conheci e tive o privilégio da amizade de Caio Junior… a dor é imensa. . Somente a nossa fé e a espiritualidade pode nos fortalecer. Aos familiares a toda população de Chapecó à nossa solidariedade e orações”, declarou Andrade.
Por volta das 10h da manhã, todos os clubes nacionais realizaram uma tuitada ao mesmo tempo, com a seguinte frase: Hoje, todos os clubes do Brasil são um só. #ForçaChape