Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o Museu Paranaense também abre uma exposição sobre a história do futebol no Paraná. Troféus, camisas, bandeiras, fotos históricas e documentos podem ser conferidos a partir das 10h da manhã de hoje.
Segundo a diretora do museu, Eliana Moro Réboli, a época do Mundial é o momento ideal para divulgar um pouco da história e da cultura paranaense. ?Pensamos sempre na questão do imaginário popular, para onde ele está voltado. Com toda a comunidade aderindo ao futebol, resolvemos mostrar que o Paraná também tem uma história para contar.
O esporte é cultura e arte.
O museu não poderia ficar alheio a essa manifestação popular?, diz Eliana.
A exposição foi montada com o apoio dos clubes de Curitiba, que emprestaram peças de seus acervos históricos. O torcedor que for ao museu poderá ver relíquias como bolas, chuteiras, uniformes e troféus do início do século XX. Outra atração é uma proposta de sócio do Internacional Foot-Ball Club, antepassado do Atlético, assinada por Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, em 1916.
Antigas camisas e faixas de campeão de Coritiba, Atlético e dos clubes que deram origem ao Paraná fazem da exposição uma viagem pelo tempo. Os troféus são uma atração à parte, partindo de títulos estaduais do Coxa na década de 20, passando pelo pentacampeonato do Tricolor em 1997 e chegando à taça de campeão brasileiro conquistada pelo Furacão, em 2001.
O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, no Alto do São Fransisco. Além da população em geral, a diretoria do museu reforça o convite a ex-jogadores, dirigentes e cronistas esportivos. A exposição ficará aberta até o dia 9 de julho. A entrada é gratuita.