Verdadeira febre na Europa e Ásia, os sites de apostas de futebol pela internet começam a invadir, pelas beiradas, o futebol brasileiro e também o do Paraná. A britânica Sportingbet.com, uma das maiores empresas do gênero, acaba de incluir o Campeonato Paranaense na relação de dez estaduais oferecidos aos apostadores.
Para atrair os fãs, a empresa anuncia que dará crédito de R$ 6 aos novos apostadores, que podem se cadastrar gratuitamente. Completam o leque os estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Pernambuco e Goiás.
Mas, por aqui, nem os clubes nem a Federação Paranaense de Futebol (FPF) sabem da novidade. “Ninguém pediu autorização a nós. O jogo é proibido no Brasil, mas como o site é hospedado fora, veremos a legalidade da situação”, falou o assessor jurídico da FPF, Juliano Tetto.
Em entrevista por e-mail, feita através da assessoria de imprensa da Sportingbet em São Paulo, o vice-presidente de Mercados Internacionais da empresa, James Keane, disse à Tribuna que não é necessário pedir qualquer autorização aos clubes ou à entidade que os representa.
“Em nenhum país do mundo há pagamento de royalties para agremiações esportivas”, afirmou Keane. A lei brasileira também não impede um apostador de se cadastrar em site hospedado em outro país.
Desta forma, usando o nome dos clubes para atrair os fãs da bola, muitos sites de apostas viraram companhias milionárias. O poderio pode ser medido pelos investimentos em divulgação.
A Bet&Win (ou Bwin), um dos principais endereços de apostas online, estampa sua marca nas camisas dos gigantes Milan e Real Madrid, e na temporada passada emprestou o nome ao Campeonato Português.
Outro sítio conhecido, o 888, um cassino online, investe no uniforme do Sevilla, da Espanha, e do Middlesbrough, da Inglaterra. Outro endereço conhecido, o Unibet, é patrocinador do forte Valencia.
Publicidade
A própria Sportingbet, que disponibiliza serviços para apostadores brasileiros desde outubro de 2007, já conta com 100 mil usuários no País. A empresa diz que investirá em placas de publicidade de jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias e na Série B do Brasileirão. Segundo Keane, o público-alvo a ser atingido ultrapassa o mercado local.
“A disponibilização de mais campeonatos estaduais visa alcançar principalmente o mercado brasileiro. Entretanto, esses campeonatos também ficarão disponíveis para os usuários da Sportingbet em todo o mundo, uma vez que o futebol brasileiro é bastante respeitado no exterior”, afirma o executivo.
Abalo na credibilidade
Além de proibidas por lei em território nacional, com exceção da Loteria Esportiva, patrocinada pelo governo federal, as apostas em futebol no Brasil receberam abalo de credibilidade com o caso Edílson Pereira de Carvalho. Ciente do problema, a Sportingbet tenta provar que o setor pode ter idoneidade suficiente para conquistar o cliente verde-e-amarelo.
“Antes de decidirmos investir no mercado brasileiro, entramos em contato com o jornalista que fez a denúncia (do caso Edílson). Segundo apuramos, os sites não tiveram nenhuma participação no esquema, mas foram usados para que os envolvidos obtivessem seus ganhos. Soubemos também que eram sites pequenos e, certamente, não tinham os rígidos sistemas de controle que a Sportingbet possui para impedir tal prática”, disse à Tribuna o vice-presidente de Mercados Internacionais da Sportingbet, James Keane.
Esquema
O ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho, hoje banido do esporte, fazia parte de um esquema manipulação de resultados, descoberto pela polícia durante o Brasileirão de 2005.
Grandes somas eram apostadas em determinados clubes favoritos em seus jogos, com interferência de Edílson em campo. Por conta disso, 11 partidas da competição fo,ram anuladas e disputadas novamente.
“Os sites de aposta não fizeram parte da fraude, mas sim, possibilitaram a sua descoberta, já que deixaram de oferecer os jogos arbitrados pelos envolvidos, o que chamou a atenção das autoridades”, completou Keane.
O executivo afirmou ainda que as comissões britânicas de jogos exigem uma série de procedimentos operacionais para evitar fraudes, como pré-requisitos para emissão da licença para exploração de apostas online.
Além disse, afirma que a Sportingbet mantém equipe de profissionais especializados, exclusivamente dedicados a analisar o comportamento dos usuários e identificar potenciais riscos. “No caso de qualquer comportamento suspeito, a conta é imediatamente congelada e o usuário envolvido é contatado para prestar esclarecimentos”, diz.