A Liga Italiana de Futebol adiou nesta sexta-feira as negociações para tentar evitar uma greve dos jogadores antes do início do Campeonato Italiano, em 27 de agosto. O postergamento ocorreu porque boa parte dos presidentes de clubes da primeira divisão não apareceu na reunião.
Apesar do adiamento, o presidente da Série A, Maurizio Beretta, afirmou que está confiante em evitar uma greve. “Sempre estive muito confiante e convencido de que o senso comum prevaçlecerá e a greve será evitada”, afirmou Beretta.
Há cerca de duas semanas, todos os capitães de clubes da primeira divisão – incluindo Javier Zanetti (Inter), Francesco Totti (Roma), Alessandro del Piero (Juventus) e Gennaro Gattuso (Milan) – publicaram carta avisando que o campeonato poderia não começar até que um novo acordo coletivo fosse assinado. O último expirou em junho de 2010. Duas greves foram evitadas na última temporada por conta do mesmo problema.
A principal reclamação dos jogadores é sobre a tentativa dos clubes de forçar a saída de seus atletas em último ano de contrato, além de colocar para treinar separadamente aqueles que não são mais desejados.