Crescendo a cada ano, o futebol do interior vai buscar surpreender mais uma vez os grandes do Estado na disputa do Campeonato Paranaense. Londrina, em 2014 e Operário, no ano passado, puxaram a fila e provaram que os concorrentes do Trio de Ferro não estão para brincadeira. Muito mais do que conquistar a hegemonia do futebol paranaense, as equipes menores buscam também um calendário maior e mais atrativo para o restante da temporada.
Vem do norte do Estado o grande concorrente do Trio de Ferro. Depois de conquistar o acesso para a Série B, o Londrina manteve o técnico Cláudio Tencati, a base da equipe da última temporada e promete chegar forte.
O Operário, atual campeão, também se reforçou e conta no seu elenco com jogadores importantes que, no ano passado, ajudaram o Fantasma a conquistar o Estadual em pleno Couto Pereira. Destaque para o atacante Juba, um dos heróis do título. O time de Ponta Grossa aposta neste ano no comando do técnico Picolli para tentar conduzir o clube à conquista do bi.
Mas como sempre acontece, os outros times que disputam o Paranaense também querem surpreender. O J. Malucelli, comandado pelo técnico Ari Marques, apostou na contratação de Dinélson e de jogadores remanescentes da última temporada para surpreender e fazer uma grande campanha. O Foz do Iguaçu, depois de fazer boa campanha no ano passado, vai tentar repetir a dose, mas desta vez chegar mais longe.
Outros
Também do oeste do Estado, mas menos badalados, Cascavel e Toledo vão tentar surpreender os grandes. Em 2015, enquanto os cascavelenses, no seu retorno à primeira divisão, fizeram uma campanha de altos e baixos, o time toledano conquistou o acesso para a elite do futebol paranaense e, com uma gestão mais profissional, quer se firmar no cenário do futebol estadual em 2016.
Comandado pelo técnico Allan Aal, o Rio Branco quer apagar a imagem ruim deixada em 2015, quando disputou o Torneio da Morte e por pouco não foi parar na segunda divisão. Jogadores como o volante Marcos Paulo, ex-Coritiba e Paraná, o meia Rodrigo Jesus, ex-Operário, e o experiente atacante Ratinho são as apostas do Leão da Estradinha.
O atual campeão da Divisão de Acesso, o PSTC, quer fazer bonito no seu primeiro ano na elite. A grande aposta é a experiência do técnico Reginaldo Vital, ex-jogador do Trio de Ferro e que terá a missão de conduzir o time a fazer uma boa campanha. O time promete endurecer a vida dos adversários.