Ivan Amorim / Diário do Norte do Paraná |
Furacão vence Galo Maringá, na largada do Paranaense. |
No dia da confirmação da contratação mais ousada de sua história, o Atlético foi até o Estádio Willie Davids e venceu o Galo Maringá por 2 a 0.
À espera de Lothar Matthäus, o Rubro-Negro demorou a engrenar na estréia do Campeonato Paranaense. Tomou sufoco, mas conseguiu segurar o ímpeto do time do Norte e garantiu os três pontos ontem à noite. O próximo compromisso do Furacão na competição será o Rio Branco, domingo, em Paranaguá.
Como prometido pelo técnico Ivair Cenci, o Galo partiu pra cima do Atlético, independente do cartaz do clube da Baixada, badalado pela contratação de Lothar Matthäus. Praticamente só
deu o time do Norte. Com a torcida empurrando o novato na Série A, o goleiro Tiago Cardoso teve trabalho para defender sua meta. À toda hora, os atacantes adversários chegavam com perigo. Não fossem suas defesas e o time comandado por Vinícius Eutrópio teria saído em desvantagem.
Mas, por ironia do destino, na única vez que chegou próximo do gol de Paulo Sérgio, valeu a tradição rubro-negra. Depois de um forte chute de Cléo, o arqueiro rebateu a bola e Pezzolano aproveitou para fuzilar. Em sua estréia pelo Furacão, o uruguaio já deixou sua marca. Mesmo perdendo, o Maringá continuou atacando e só foi parado nas faltas. O árbitro Héber Roberto Lopes aplicou quatro cartões amarelos
em 45 minutos e a torcida gritou ?Edílson, Edílson? achando que ele estava ajudando o Furacão.
Tentando dar mais eficiência ao ataque, Ivair trocou Adriano por Mirandinha, mas sua equipe não encontrou a mesma moleza do primeiro tempo.
O Atlético começou a melhorar o toque de bola na meia-cancha e equilibrou as ações. Até Pezzolano sofreu falta na área, mas o árbitro não deu nada. Não demorou muito para Cléverson ajeitar a bola para Rodriguinho chutar com precisão e aumentar o marcador.
Perdendo por 2 a 0, restou ao Maringá pressionar ainda mais, só que o goleiro Tiago Cardoso continuou fazendo boas defesas e os buracos ficaram mais aparentes para os contra-ataques do Furacão. Mas o cansaço começou a pesar para os dois lados e o jogo foi perdendo o ritmo, com o Galo sem mais forças para, ao menos, diminuir o marcador.
Excursão
A torcida organizada Os Fanáticos está promovendo uma caravana para assistir à partida de domingo no litoral. Quem quiser ir com a organizada ver o Furacão contra o Leão da Estradinha basta ligar para o telefone 41 3332 5984. Os sócios pagam R$ 20,00 e os não-sócios R$ 25,00. Esse valor não inclui o ingresso.
Vinícius quer deixar tudo encaminhado para Matthäus
O técnico interino Vinícius Eutrópio comemorou a vitória sobre o Galo Maringá e a contratação de Lothar Matthäus pelo Atlético. Para ele, a vinda do alemão só vai valorizar os profissionais da atual comissão. A programação para o mês de janeiro está feita e o novo treinador vai encontrar uma equipe trabalhada e pronta para enfrentar as principais competições da temporada.
?Eu fico satisfeito porque vou aprender bastante. Há um intercâmbio e a diretoria está dando mais um passo grande. Para a gente é ótimo e nós queremos entregar um trabalho dentro da programação?, apontou Vinícius. De acordo com ele, Matthäus encontrará um time treinado quando chegar. ?Estamos treinando, mas precisamos também de resultados e, se Deus quiser, os resultados continuarão a vir para que ele possa pegar o cargo com tranqüilidade?, projetou.
Sobre o jogo, Vinícius elogiou os zagueiros Danilo e Paulo André. ?Eles demonstraram uma segurança ali fora do comum?, destacou. Hoje, os jogadores que participaram da partida contra o Galo fazem um trabalho regenerativo numa academia do Batel.
A única baixa da partida contra o Maringá, o atacante Ricardinho, saiu de campo sentindo dores lombares e deverá ser melhor avaliado pelo departamento médico do clube.
Diretoria finalmente confirma contratação de Matthäus
A partir do dia 1.º de fevereiro o sotaque no CT do Caju será mais alemão do que nunca. Depois de negar por vários dias, a diretoria do Atlético finalmente confirmou a vinda do técnico Lothar Matthäus para comandar a equipe nesta temporada. O salário do novo treinador será pago por empresas multinacionais com base na Alemanha e o atacante Paulo Rink poderá ser o auxiliar-técnico. Contratação bombástica, o novo profissional vem para ampliar o projeto de marketing do clube mundo afora.
Depois de Matthäus dar entrevistas, direto da Cidade do Cabo (África do Sul) – onde está promovendo a Copa do Mundo de 2010, dizendo ter acertado com o Furacão e de um comunicado da empresa que o representa confirmando o acordo, a diretoria rubro-negra revelou que está tudo certo. Sem acrescentar nada em relação ao que já tinha sido divulgado na imprensa, o comunicado diz apenas que a comissão técnica não sofrerá mudanças. Mesmo assim, um auxiliar-técnico está sendo procurado. Esse nome pode ser Paulo Rink, que foi convidado e ainda estuda a possibilidade.
Na Baixada, o alemão ficará por um período de nove meses. Começa a trabalhar em fevereiro, será liberado durante a Copa do Mundo para ser comentarista da Premiere (principal emissora esportiva germânica) e encerra o compromisso no fimo do Brasileirão. ?É um grande desafio para mim. Mas é um prazer enorme assumi-lo. Estava procurando um trabalho no Brasil e tem muita coisa que estou animado: o País,
o clube, os jogadores, trabalhar numa liga nova com táticas de jogo diferentes?, declarou Matthäus num comunicado do Stellar Group.
A contratação dele foi concretizada graças a um acordo entre o Rubro-Negro e empresas multinacionais não reveladas pela diretoria. Ainda não está definido se o treinador será garoto-propaganda dessas empresas, que podem ser Audi/Volkswagen, Manesmann e Vodafone, segundo informações de bastidores. A chegada de Matthäus também pode abrir as portas da Baixada para jogadores europeus assessorados pela mesma empresa inglesa que gerencia a carreira do alemão.
Além disso, o novo treinador será a referência do Atlético no exterior. Fora o espaço que o clube já conquistou pela possibilidade de contar com o ex-craque, a contratação continuará rendendo frutos para o Rubro-Negro. Algumas emissoras de tevê dos Estados Unidos e da Hungria já solicitaram permissão para mostrar o clube onde Matthäus irá trabalhar. Mesmo sem ter assinado o contrato ainda, o novo treinador do Rubro-Negro já é um sucesso.