Hoje é o grande dia para Atlético e Toledo. Depois de 90 minutos, somente uma equipe terá carimbado sua passagem para a final do Paranaense. Para o Porco, uma façanha inédita. Já para o Furacão, quase uma obrigação. Mas como futebol só é decidido no campo, tudo pode acontecer.
O confronto entre os times ocorre logo mais, às 16h, no Estádio 14 de Dezembro, que deverá estar lotado, com aproximadamente 13 mil pessoas, já que a torcida toledana demonstra muito entusiasmo e realmente acredita na classificação.
Uma das preocupações do torcedor local é quanto ao clima chuvoso, que se instalou na cidade nos últimos dias. Isso porque o campo pesado prejudica mais o Toledo Colônia Work (TCW), que tem jogadores mais leves e rápidos, na opinião da galera do Porco. Além disso, o clima ameno favorece o Atlético. Segundo o recepcionista Julio de Oliveira,
a pressão da torcida e o calor fizeram com que o único representante da capital a jogar em Toledo nas fases classificatórias sofresse bastante. E o resultado final foi a derrota do Coritiba (1 a 0).
Dificuldades
Mas, desta vez, a tarefa do TCW será ainda mais difícil. Mesmo contando com o apoio de seu torcedor e com a ótima campanha em seus domínios (10 jogos, com 9 vitórias e 1 empate), o representante do oeste tem que vencer por uma diferença de dois gols para avançar às finais. E isso contra um Atlético que possui como ponto forte o sistema defensivo. Em 24 jogos na temporada (Paranaense e Copa do Brasil),
a equipe levou apenas 12 gols, média de 0,5 por jogo. Assim, se não viver um dia atípico, hoje, o Furacão assegura a vaga e despacha o TCW.
A segurança no setor defensivo é um fator destacado pelo treinador Ney Franco.
?Já conversei com o Vinícius (goleiro). Nossa defesa tem mentalizado que, se não sofrer gols, a equipe estará na final do campeonato. Mas vamos jogar ofensivamente?, promete o técnico, embasado na ótima performance do Rubro-Negro atuando fora da Arena. Em 10 jogos válidos pelo estadual, o Atlético só perdeu uma (Engenheiro Beltrão). Ganhou oito e empatou uma vez.
Portanto, o embate desses dois semifinalistas, com bons retrospectos é promessa de emoções fortes no oeste do estado. Para o Atlético, a oportunidade de quebrar a invencibilidade do Porco e assegurar a classificação. Para o TCW, o sonho de disputar uma inédita final estadual (na divisão principal) cada vez mais perto.