Não importa se o ingresso é caro, o adversário é fraco e o time joga com os reservas. A torcida do Atlético está fazendo sua parte no Estadual. Ao final da 1.ª fase, o Furacão tem a segunda melhor média de público do estadual, atrás apenas do Adap Galo e muito à frente dos rivais da capital.
Em oito jogos disputados na Baixada, o Rubro-Negro levou a seu estádio 37.824 torcedores. Uma média de 4.728 pagantes por partida. À frente do Atlético está apenas o time de Maringá, com média de 4.851.
O Coritiba é o 5.º, com 3.703. O Paraná, apenas o 9.º, com 2.165.
O feito do Furacão é expressivo, já que o clube cobra pelo ingresso mais barato o dobro do preço praticado pelos principais adversários. Enquanto na Arena o bilhete mais em conta custa R$ 30, é possível a assistir uma partida no Couto Pereira, Vila Capanema ou Willie Davids, em Maringá, por R$ 15. E, ao contrário dos outros estádios, na Baixada as mulheres não têm o privilégio de pagar apenas metade do preço.
Mesmo quando o Atlético joga com o time reserva, a torcida não deixa de comparecer. Das oito partidas do Rubro-Negro em casa, três foram disputadas pelo Ventania. Uma delas, contra o Cianorte, em rodada dupla com o amistoso com o FC Dallas, dos Estados Unidos.
?Esse é o reflexo da qualidade que o Atlético oferece ao torcedor, com o estádio e o elenco que temos?, avalia o diretor de marketing do clube, Mauro Holzmann, apontando outras explicações além da paixão da galera rubro-negra.
Show virtual – Além das arquibancadas, o Atlético também está mostrando sua força na internet. O site Vote Your Team está fazendo uma enquete internacional sobre as principais torcidas de todo o mundo. Amplamente dominada pelos clubes brasileiros, a pesquisa tem o Furacão no primeiro lugar, com mais de 30 mil votos.
Mobilizados pelo site oficial do clube e outros endereços atleticanos na web, a galera rubro-negra tem votado maciçamente nos últimos dias. A ?força-tarefa? deu resultado e ajudou o Atlético a passar São Paulo e Flamengo. Para quem quiser votar, o endereço é www.voteyourteam.com.
Procuram-se sócios
Mesmo com o bom desempenho nas bilheterias, a diretoria do Atlético diz que a torcida está em dívida com o Furacão. Os dirigentes estão insatisfeitos com a resposta da galera à campanha para atrair novos sócios, lançada pelo clube no início do ano.
?Isso faz com que o Atlético não entenda porque a nossa campanha de sócios está tão devagar?, afirma Mauro Holzmann. Lançado no início do ano, o novo plano associativo do Furacão ainda não atingiu 3 mil torcedores.
?É um número ridículo perto do potencial da torcida do Atlético e da cidade de Curitiba.
Não faz sentido Grêmio e Inter terem mais de 30 mil sócios e o Atlético só 3 mil?, avalia o dirigente.
O diretor de marketing do Rubro-Negro acredita que o atleticano ainda não percebeu a importância da iniciativa para o clube. ?Está faltando um pouco mais de comprometimento. O torcedor tem que entender que é parte primordial na estruturação financeira do clube, para que possamos montar grandes equipes?, cobra Holzmann.