Foto: Fábio Alexandre

O volante Alan Bahia, que herdou o posicionamento de Claiton, diz que será um jogo complicado.

continua após a publicidade

O Atlético entra em campo hoje à noite para tentar assegurar a classificação à próxima fase da Copa do Brasil e impedir um vexame que não se repete desde 2000, quando foi eliminado ainda na primeira fase da competição diante do Cruzeiro (MG).

O adversário será o surpreendente Corinthians alagoano que, na partida de ida, em Maceió, jogou melhor e quase surpreendeu o Rubro-Negro. Porém o resultado obtido no nordeste (1 a 1) dá amplas condições de classificação ao Atlético, que joga na Arena apoiado pela sua fanática torcida e com a vantagem de vitória simples ou empate sem gols para seguir adiante. Além disso, o Furacão tem soprado forte em seus domínios e não perde em casa desde agosto de 2007 (4 a 2 para o Vasco, pela Copa Sul-Americana). Desde então, são 18 jogos de invencibilidade.

Mesmo num jogo decisivo, Ney Franco não faz mistério e já definiu o time. Para não correr nenhum risco, o treinador vai para o embate com o que tem de melhor no elenco. O artilheiro Marcelo Ramos foi confirmado e volta à titularidade depois de 4 partidas afastado devido a lesões musculares. Pedro Oldoni volta ao banco de suplentes. Para se classificar, o comandante rubro-negro ensina que sua equipe tem que começar a partida pressionando o adversário e marcando forte, como foi feito no último jogo pelo Estadual (contra o Toledo), quando a partida foi definida ainda nos primeiros 45 minutos. ?Sem a posse de bola todos os jogadores se entregam muito à marcação e com a posse dela, ordenadamente, vários jogadores têm condições de chegar ao ataque. E sempre chegar com volantes ou zagueiros como elemento surpresa?, disse Ney Franco, definindo como joga o Atlético.

Ele espera uma atuação muito melhor do que em Maceió, onde o time sofreu com as dimensões do gramado e o clima abafado. Também foi nessa partida que, pela primeira vez, o Atlético jogou sem os ex-titulares Claiton e Jancarlos e praticamente perdeu a referência pelo lado direito, um dos pontos fortes da equipe. ?Contra o Toledo já tivemos jogadas pela direita com o Nei e as finalizações do Alan Bahia. Além das subidas de um dos zagueiros. Então, tivemos variantes interessantes pelos dois lados do campo, demonstrando que essa equipe é capaz de dar continuidade à mesma performance que estávamos tendo?, avaliou.

continua após a publicidade

O volante Alan Bahia, que herdou o posicionamento do ex-capitão Claiton, se diz perfeitamente adaptado a nova função na equipe. Para ele, o jogo contra o Corinthians requer muita cautela, pois a equipe alagoana marca forte e do meio-campo pra frente tem qualidade. ?Sabemos que a torcida vai dar o seu apoio e cabe a nós darmos o máximo para sairmos classificados. Mas vai ser outro jogo complicado?, definiu.

Copa do Brasil

1.ª fase – jogo de volta

Atlético/Pr x Corinthians/Al

Local: Estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada, em Curitiba

continua após a publicidade

Hora: 20h30

Atlético – Vinícius, Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Nei, Valencia, Alan Bahia, Irênio e Netinho; Willian e Marcelo Ramos.

Técnico: Ney Franco.

Corinthians – Veloso, Maizena, Selmo Lima, Everton e Vitor Boleta; Anderson La Bamba, Du (Fabrício), Gustavo e Fábio Neves; Irineu e Reinaldo

Técnico: Gilmar Batista.

Árbitro – Guilherme Cereta de Lins (SP) Auxiliares – Evandro Luís Silveira (SP) e Nilson de Souza Monção (SP)

Rodada dupla internacional

Hoje é dia de rodada dupla na Baixada. Além do jogo principal válido pela Copa do Brasil, marcado para as 20h30, o Atlético, com uma formação mista, enfrenta o FC Dallas, em mais um amistoso internacional, programado para as 18h30.

Para esse compromisso, o time rubro-negro será comandado pelo auxiliar-técnico Tico, que terá à sua disposição jogadores que não foram relacionados para a partida diante do Corinthians alagoano e também juniores.

O Dallas, que tem uma parceria com o clube paranaense e faz pré-temporada no CT do Caju, conta com dois jogadores ainda vinculados ao Furacão em seu elenco: o atacante Ricardinho e o volante André Rocha. O amistoso de logo mais faz parte da programação de intercâmbio entre os clubes, já que em 22 de março o Atlético viaja para retribuir a visita dos americanos e enfrenta o FC Dallas no Pizza Hut Park, em Frisco, Texas.

Corinthians confiante

O Corinthians treinou ontem no CT da Graciosa e o técnico Gilmar Batista definiu a equipe que encara o Atlético hoje à noite. O time é o mesmo que venceu o ASA de Arapiraca por 2 a 1 no final de semana, na primeira partida da decisão do primeiro turno do campeonato alagoano. O resultado praticamente garantiu a conquista do turno pelo Corinthians, que joga por dois resultados iguais para ser campeão. Além dessa motivação, o time alagoano fez uma boa partida diante do Atlético, na semana passada, inclusive marcando o primeiro gol do confronto. Porém o placar final é que não foi o esperado. O empate em 1 a 1 tornou a missão muito mais difícil, pois obriga o Corinthians a marcar gols para se classificar à segunda fase da Copa do Brasil. As combinações que favorecem a equipe alagoana são vitória por qualquer resultado e empate por dois ou mais gols. Se o placar for o mesmo que aconteceu em Maceió, a decisão vai para os pênaltis.