O sonho do Atlético de participar da Copa Libertadores em 2011 caiu por terra ontem, no empate por 1 x 1 com o Ceará, em Fortaleza (CE). O Rubro-Negro ia bem até poucos minutos antes do intervalo.

continua após a publicidade

Mas um gol contra e a falta de pontaria, aliados às vitórias de Grêmio e Botafogo, acabaram com as chances atleticanas. Porém, nem tudo é tão ruim quanto parece.

O clube paranaense tem participação garantida na Copa Sul-Americana – um prêmio para um clube que nas duas últimas temporadas brigou contra o rebaixamento.

O Ceará também comemorou a vaga para a mesma competição, na partida festiva para eles e que marcou a despedida do Castelão. O estádio será fechado para receber as reformas de adequação para a Copa do Mundo de 2014.

continua após a publicidade

E, em meio a comemorações e frustrações, ficou para Manoel a maior decepção do dia. O zagueiro fez o gol que permitiu o empate cearense, aos 43 minutos do 1.º tempo, depois de uma jogada iniciada por Magno Alves – na súmula, o gol foi creditado ao artilheiro do Ceará.

O Atlético vencia a partida desde os 31 minutos, com um gol de Rafael Santos. O reserva, que entrou em campo para substituir Rhodolfo, não deixou a desejar, foi bem na defesa e ainda mandou a bola para as redes.

continua após a publicidade

Como fizera contra o Grêmio Prudente, na Arena da Baixada, o Atlético mais uma vez não aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais em campo, embora naquele jogo tenha conseguido a vitória.

Ontem, Diego Sacoman foi expulso com um minuto de jogo da etapa final. Para mudar o panorama, Sérgio Soares bem que tentou. O treinador fez o que havia prometido e levou para o jogo um time ofensivo.

Maikon Leite, Guerrón e Bruno Mineiro iniciaram a partida e, com 12 minutos do 2.º tempo, Soares foi ainda mais ousado: colocou Netinho, Marcelo e Claiton. Mas a estratégia não funcionou. A ineficácia do ataque rubro-negro, que prejudicou o clube em muitos jogos, se repetiu e interferiu diretamente no desejo do Atlético chegar à Copa Libertadores.

Série A – 37.ª rodada

Ceará

Michel Alves; Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício, Erivelton; Boiadeiro (Luizinho, 31 do 2.º), Careca, Michel, Geraldo e Eusébio (Reina, 34 do 2.º); Magno Alves e Marcelo Nicácio (Camilo, 4 do 2.º) Técnico:Dimas Filgueiras

Atlético

Neto; Wagner Diniz (Marcelo, 27 do 2.º), Rafael Santos, Manoel e Paulinho; Deivid (Claiton, 30 do 2.º), Vitor (Netinho, 12 do 2.º) e Branquinho; Guerrón, Maikon Leite e Nieto (Bruno Mineiro)
Técnico: Sérgio Soares

Local: Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e João Bourgalber Nobre Chaves (SP)
Gols: Rafael Santos, 36, e Magno Alves, 43 do 1.º
Amarelos: Careca, Diego Sacoman e Geraldo (CEA); Wagner Diniz e Deivid (CAP)
Expulsões: Diego Sacoman, 1 do 2.º
Público Pagante: 38.997
Público total: 44.765
Renda: R$ 491.100