O Atlético derrotou o Flamengo por 2 x 1, ontem, em Macaé-RJ, dando fim ao jejum de cinco jogos sem vitórias. O resultado que fez o clube subir uma posição na tabela, fechando a 23.ª rodada em 18.º lugar, com 22 pontos.
Os demais resultados da rodada não foram tão bons para o Furacão, que viu outros adversários do setor baixo da tabela vencer. Mas agora o Rubro-Negro está a 2 pontos do primeiro time fora da área da degola – o Atlético-MG, que tem 24 pontos.
Ontem, o jogo foi marcado pelo choro de dois jogadores. Héracles, que fez seu primeiro gol como profissional, e Guerrón, que além de dar um passe açucarado para o gol do lateral, deixou sua marca, fazendo o gol da vitória.
Mas o equatoriano acabou expulso no segundo tempo e desabou quando recebeu o cartão vermelho. Guerrón teve de ser retirado de maca do gramado, não por contusão, mas pela decepção de ficar fora do jogo.
Outro ponto marcante na partida foi a superação do time, assim como foi contra o Palmeiras, no empate em casa (2 x 2), na rodada passada, quando precisou segurar o adversário com um jogador a menos e com problemas com a arbitragem.
Contra o Flamengo, a história se repetiu. O gol carioca teve passe de mão, que não foi assinalado pelo árbitro Ricardo Marques (Fifa-MG). Mesmo com os problemas encontrados no Rio de Janeiro, Antônio Lopes conseguiu o que pretendia: defesa sólida para levar o Furacão à vitória.
O Delegado reforçou o sistema defensivo com a entrada de Renan Foguinho no lugar do suspenso Cléber Santana e chegou à sua primeira vitória desde que voltou ao comando do time.
O Flamengo começou pressionando, fazendo o Furacão ficar recuado e sem chances de chegar ao gol de Felipe. Mas Héracles, que fez sua segunda partida como titular, começou a mudar o rumo da partida e abriu o placar aos 39 da etapa inicial.
Na volta do intervalo, o time da Gávea nem teve tempo de pensar em reagir e Guerrón deu mais um motivo para preocupar Vanderlei Luxemburgo, ampliando para 2 x 0, aos 33 segundos do segundo tempo.
A vantagem que permitiu ao Furacão segurar o resultado. Mas não foi fácil garantir os 3 pontos. Aos 23 minutos do segundo tempo, Guerrón foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo.
Para não correr riscos, Antônio Lopes tirou Adaílton, único homem ofensivo do time, para colocar Gustavo e reforçar a defesa. O Flamengo aproveitou para dar sufoco e, novamente e com ajuda do árbitro, conseguiu diminuir aos 36 minutos.
Depois de cobrança de escanteio, Diego Maurício ajeitou com a mão e Welinton mandou para as redes fazendo 2 x 1. Após o gols flamenguista, a blitz aumentou, mas o Furacão mostrou raça e confirmou a vitória.