Caetano marcou o gol da vitória |
Ah se o técnico Antônio Lopes tira o Lima da partida. Não é que o Delegado iria sacar o artilheiro no jogo de ontem, mas a estrela do atacante brilhou e ele garantiu a vitória do Atlético. Quem iria entrar era Caetano, que também fez o dele na vitória de virada por 3 a 2 ontem à noite, na Arena, resultado que praticamente livra o Rubro-Negro da zona do rebaixamento. A vítima, a terceira consecutiva pelo Campeonato Brasileiro, foi o Fluminense. O próximo compromisso do Furacão será o Paraná Clube, sábado, no Pinheirão.
"Estava com meu joelho inchado, quase não joguei, mas valeu pelos gols", revelou o atacante Lima no intervalo da partida. Se estivesse bem, poderia ter ajudado o Atlético a fazer mais. Tirando a bobeira inicial e a atuação titubeante do zagueiro Adriano, quem mandou na partida foi o time da casa. Mas, parece que o frio de 10ºC fez melhor aos cariocas, que saíram na frente.
Numa boa jogada de Leandro, Gabriel ficou na cara do gol para chutar cruzado e abrir o placar. Quando o Furacão esquentou, não teve mais para o Flu, que só chegou numa boa cabeceada de Marcão. Com Evandro e Fabrício, as jogadas começaram a sair pelos dois lados. Marcão, o do Atlético, tentou duas vezes com perigo. Numa delas, Kleber rebateu e deixou a sobra para Lima fuzilar.
Por incrível que pareça, ele iria sair de campo. Caetano chegou a aquecer e a assinar a súmula, mas o gol garantiu a presença do artilheiro em campo. Não demorou muito para Fabrício cruzar da direita e o mesmo Lima desviar de cabeça. Nova explosão nas arquibancadas da Baixada, que voltaram a tremer com o Furacão.
Na segunda etapa, o filme parecia o mesmo, com o time do Delegado indo para cima. O lateral Marcão quase deixou sua marca, o meia Evandro chegou a fazer uma jogada de cinema, mas pecou na conclusão e chutou para cima na pequena área. O Fluminense sentiu que poderia reagir e foi para cima. O técnico Abel Braga deixou seu time mais ofensivo e o resultado foi o gol de empate. Lino lançou a bola na área e o ex-atleticano Ígor cabeceou com precisão.
A reação foi imediata e logo Jancarlos cobrou escanteio na cabeça de Caetano, que acabou entrando mesmo no lugar de Lima e também fez o dele. Para a próxima partida, o técnico Antônio Lopes não poderá usar os laterais Jancarlos e Marcão, o zagueiro Danilo e o atacante Aloísio, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A reapresentação do elenco está programada para hoje à tarde.
Campeonato Brasileiro
13.ª Rodada
ATLÉTICO 3 x 2 FLUMINENSE
Atlético – Diego; Jancarlos (André Rocha), Danilo, Adriano e Marcão; Cocito (Ticão), Alan Bahia, Fabrício e Evandro; Lima (Caetano) e Aloísio. Técnico: Antônio Lopes.
Fluminense – Kleber; Gabriel, Igor, Gabriel Santos e Juan; Marcão, Arouca, Preto Casagrande (Tiago) e Juninho (Tiuí); Leandro e Beto (Lino). Técnico: Abel Braga.
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Júlio César Rodrigues Santos (RS).
Gol: Gabriel aos 19′ e Lima aos 26′ e 38′ do primeiro tempo; Igor aos 37′ e Caetano aos 39 do segundo tempo.
Cartão amarelo: Aloísio, Fabrício, Preto Casagrande, Cocito, Arouca, Jancarlos, Marcão (ATL), Caetano, Marcão (FLU).
Renda: R$ 156.250,00
Público pagante: 10.161
Finazzi e Samudio podem ser apresentados hoje
O Atlético deverá anunciar nas próximas horas dois atacantes de uma só tacada. O primeiro deles é Finazzi, que foi campeão da Copa do Brasil pelo Paulista e foi chamado de "pangaré" pelo presidente do Coritiba, Giovani Gionédis. Ele já está na cidade realizando testes físicos e médicos. O outro é Samudio, que enfrentou o Rubro-Negro na Copa Libertadores, também já está na área e também pode acertar. A vinda deles deve ocasionar a saída de alguns jogadores, mas a direção do clube não confirma nada.
"Não sei de nada", despistou Mário Celso Petraglia, presidente do conselho deliberativo. Apesar de ser o principal dirigente do clube presente na sala de imprensa antes da partida contra o Fluminense, ele não quis se prolongar sobre o assunto. "Eu só sei do conselho", desconversou.
Desconversa à parte, Finazzi chegou ontem em Curitiba e realizou exames médicos numa clínica da cidade. Ele mesmo confirmou que está acertando com o Rubro-Negro. "Aqui tem atacantes de alto nível, como o Lima e o Aloísio, mas chego tentando buscar meu espaço", declarou. Ele assina contrato até o final do Campeonato Brasileiro. A apresentação oficial deverá acontecer hoje, no CT do Caju.
O mesmo pode acontecer com Samudio. Ele embarcou ontem para Curitiba e também deverá reforçar o time no restante da temporada. Aos 27 anos, o paraguaio fez boas partidas no torneio internacional e despertou o interesse dos dirigentes do Furacão. Centroavante típico, ele poderá ser o substituto de Aloísio, que tem propostas do futebol japonês.
Além do artilheiro, têm propostas do futebol português o meia Rodrigo, o lateral Marcão e o volante Cocito, que também interessa a clubes do Japão. Desde a Libertadores já saiu o meia Fernandinho (Shakhar Donetsk) e devem sair o meia Leandro, o zagueiro Tiago Vieira, o lateral Marín e o atacante Jorge Henrique.
Fabrício no Dream Team da Libertadores
Carlos Simon
O www.goal.com, considerado um dos mais importantes sites de futebol com cobertura mundial (tem versões em nove idiomas), elegeu a seleção da Copa Libertadores 2005. O único atleticano na relação, surpreendentemente, é o meia Fabrício. Na equipe reserva estão o goleiro Diego e o zagueiro Durval. Outra curiosidade é a escalação de três laterais-direitos: Cicinho (São Paulo), Baiano (Boca Juniors) e Diogo (River Plate).
Confira a seleção do site: Rogerio Ceni (São Paulo) , Cicinho (São Paulo), Lugano (São Paulo), Fabão (São Paulo) e Baiano (Boca Juniors); Carlos Diogo (River Plate), Guglielminpietro (Boca Juniors), Ricardinho (Santos) e Fabrício (Atlético Paranaense); Robinho (Santos) e Salcedo (Cerro Porteño) . Cicinho ganhou o título de principal jogador da competição.