O Atlético atingiu na rodada passada sua segunda melhor colocação na Série B. Quando a competição começou, o Furacão assumiu o 2.º lugar após a goleada por 4 x 1 contra o Joinville. Daí em diante, nas demais partidas, o Furacão travou uma batalha contra a instabilidade técnica, o que lhe custou até uma 17.ª colocação na 9.ª rodada.
O Rubro-Negro só se reencontrou a partir do 2.º turno. Na 24.ª rodada chegou a entrar no G4, mas não sustentou a posição. Isso só ocorreria a partir do giro número 31. Daí por diante, o Atlético sustentou-se no G4 e agora ocupa a 3.ª colocação – a melhor depois de 35 rodadas.
Diante desta recuperação atleticana, a equipe aparece com 90,6% de possibilidades de retornar à Série A em 2013, segundo o site de estatísticas Chance de Gol. O Criciúma é apontado com 98% do acesso garantido contra 84,6% do Vitória. O São Caetano corre por fora com 26,7%.
Já, de acordo com o Infobola, o Criciúma tem 97% de possibilidades, o Atlético 88%, o Vitória 82% e o São Caetano 33%.
Os mesmos sites de estatísticas revelam que, diante do alto nível de competição que a Série B atingiu na luta pelo G4, nem quem chegar aos 73 pontos pode estar garantido. A pontuação ideal seria 74 pontos.