Começou ontem a 4.ª etapa do SuperTrials-FreeSurf 30 Pés, em Matinhos, no Paraná. Os 28 primeiros colocados são classificados para o SuperSurf (a elite do surfe nacional). O líder do ranking é o paulista Tadeu Pereira. Entre os atletas considerados de maior destaque despontam os nomes de alguns surfistas paranaenses, como o local Jihad Khodr.
O evento será de nível 1A, oferecendo R$ 15.000,00 de prêmios e mil pontos no ranking para o campeão.
Entre os favoritos estão Renato Galvão, de Ubatuba, o segundo colocado no ranking. O paulista Bruno Moreira, que venceu o último campeonato do mundo, em 2002. Alessandro Pulga, de Paranaguá, que é o atual campeão paranaense profissional e está disputando este ano o SuperSurf. E Jorge Porvilho, que é o melhor surfista de Matinhos. Pedro Henrique, RJ, Neco Padaratz, SC, e Maicon Rosa, PR.
Como novidade ainda vai acontecer a disputa feminina, válida pelo ranking SuperTrials. A premiação será de R$ 5.000,00.
A primeira etapa do SuperTrials foi disputada em Quissamã, RJ. A segunda em Torres, RS, onde o paulista Tadeu Pereira assumiu a liderança do ranking que garante 28 vagas na divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional. E a outra na Praia de Molhes, RS. As próximas etapas já estão confirmadas para os dias 30 de maio e 1.º de junho, na Ilha do Mel. E nos dias 5 a 7 de dezembro, em Guaratuba.