O francês Frederick Bousquet quebrou o recorde mundial dos 50 metros livre, neste domingo, com o tempo de 20s94, e se tornou o primeiro homem a nadar abaixo da barreira dos 21 segundos. A marca é um dos objetivos do brasileiro César Cielo, campeão olímpico da distância.
Bousquet obteve o melhor tempo dos 50 metros durante o Campeonato Nacional Francês, disputado em Montpellier. Além dele, o seu compatriota Alain Bernard, que bateu o recorde mundial dos 100 metros nesta quinta-feira, também nadou abaixo dos 21 segundos, com a marca de 21s23.
Com este tempo, Bernard também superou o antigo recorde, que era do australiano Eamon Sullivan: 21s28. Bernard levou a medalha de bronze nos 50 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim, atrás do brasileiro César Cielo.
Recordista deste domingo, Bousquet é um dos companheiros de Cielo no centro de treinamento da cidade de Auburn, nos Estados Unidos. A marca do francês agora colocará pressão sobre o brasileiro, que já havia revelado o objetivo de nadar abaixo dos 21 segundos.