esportes

Fred perde pênalti e Shakhtar é eliminado na Liga dos Campeões; Monaco avança

A Liga dos Campeões definiu nesta quarta-feira os últimos dez classificados para a fase de playoffs da competição. O Shakhtar Donetsk caiu nos pênaltis para o Young Boys, da Suíça, e sequer disputará a última fase preliminar do torneio europeu. Já o Monaco eliminou o Fenerbahçe e avançou.

Em Berna, o Shakhtar entrou em campo com total favoritismo para enfrentar o Young Boys, ainda mais depois de ter vencido na ida, na Ucrânia, por 2 a 0. Depois de um primeiro tempo sem grandes sustos, os visitantes foram surpreendidos na etapa final com dois gols nos primeiros 15 minutos, ambos de Kubo, que selaram o 2 a 0 e levaram a disputa para a prorrogação e, posteriormente, aos pênaltis.

Nas penalidades, o meia Fred, ex-Internacional, desperdiçou sua cobrança. Hadergjonaj, pelo Young Boys, e Rakitskiy, também erraram. Pelo lado ucraniano, Marlos converteu e jogou a responsabilidade para os suíços, mas aí Gajic marcou o gol que selou a classificação dos anfitriões.

Outro que caiu precocemente na terceira fase preliminar da Liga dos Campeões foi o Fenerbahçe. Nesta quarta-feira, a equipe turca caiu por 3 a 1 diante do Monaco, no principado, e acabou eliminada apesar da vitória na partida de ida, por 2 a 1.

Falcao García voltou a deixar sua marca para o time monegasco. Ele e Germain abriram a boa vantagem dos donos da casa no primeiro tempo. Emenike, na etapa final, marcou o gol que levaria a disputa para a prorrogação, mas aí Germain foi novamente às redes para classificar o Monaco.

Tetracampeão da competição, o Ajax também avançou aos playoffs nesta quarta. Depois de assustar seu torcedor e empatar por 1 a 1 com o PAOK, da Grécia, na ida em casa, os holandeses ignoraram a torcida grega na volta e triunfaram por 2 a 1, de virada, com gols de Klaasen.

Também por 2 a 1, o Celtic venceu em casa o Astana e avançou. Já o Olympiacos decepcionou sua fanática torcida e foi eliminado precocemente ao cair para o Hapoel Beer Sheva, em Israel, por 1 a 0 – a ida havia sido 0 a 0.

O Copenhague garantiu classificação nesta quarta ao fazer 3 a 0 no Astra Giurgiu, assim como o Steaua Bucareste, que fez 2 a 0 no Sparta Praga. Mesmo placar que garantiu a classificação do Red Bull Salzburg sobre o Partizani e do Rostov sobre o Anderlecht. Na Polônia, o Legia Varsóvia segurou o 0 a 0 com o Trencin e avançou.

Na última terça-feira, já haviam garantido vaga nos playoffs: Viktoria Plzen, APOEL Nicósia, Dínamo Zagreb, Ludogorets e Dundalk. Estas 15 equipes se juntarão a Manchester City, Borussia Mönchengladbach, Porto, Roma e Villarreal na briga pelas últimas dez vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo