Na comemoração dos 100 anos do clássico Fla x Flu, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 hoje, no Engenhão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Fred, aos 10min do primeiro tempo, marcou o único gol da partida.
Antes do apito inicial, uma bela festa da torcida, que lotou o estádio no Rio de Janeiro. Tony Platão cantou o hino tricolor, e, em seguida, Dudu Nobre cantou o hino rubro-negro.
Com o resultado deste domingo, o Flu foi a 18 pontos e chegou ao topo da tabela no Brasileiro. O Flamengo, que permaneceu com 12 pontos, manteve-se na 9ª colocação. Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Bahia no Pituaçu, no domingo, às 16h, enquanto o Fluminense joga contra o Botafogo, no Engenhão, como visitante.
O jogo
O clássico carioca começou em ritmo acelerado. Nos minutos iniciais, o Flamengo chegava com mais frequência ao ataque. Vagner Love fez a primeira finalização do jogo, aos 5min, após cruzamento de Bottinelli. Diego Cavalieiri, sem problemas, encaixou a bola.
Aos 10min, porém, o Fluminense, que não havia atacado com perigo até então, abriu o placar no Engenhão. González acertou Wellington Nem na direita e o árbitro marcou falta para o Flu. Na cobrança de Thiago Neves, a bola explodiu na barreira e voltou aos pés do camisa 7, que cruzou rasteiro na área. Fred apareceu no meio de dois marcadores e, de primeira, mandou para o fundo da rede: Fluminense 1 a 0.
Apesar de bastante movimentada, a etapa inicial teve poucas chances claras de gol para ambos os lados. O tricolor carioca atuava melhor pela direita, sempre com Wellington Nem e Thiago Neves.
Já ao time rubro-negro, um pouco mais ofensivo com lançamentos precisos de Bottinelli, faltava capricho nas finalizações. Renato Abreu foi quem esteve mais perto de marcar para o Flamengo, aos 43min, quando, de fora da área, em cobrança de falta, mandou uma bomba no gol de Diego Cavalieri. A bola saiu rente ao travessão.
As equipes não voltaram muito inspiradas no segundo tempo. O ataque do Fluminense colocava-se em posição de impedimento, enquanto o Flamengo não conseguia furar a marcação adversária.
O jovem atacante Adryan, 17, que entrou no lugar de Diego Maurício, desperdiçou duas grandes oportunidades para o time comandado por Joel Santana. Na primeira tentativa, aos 13min, recebeu bom passe dentro da área, entretanto, errou o domínio e chutou em cima da marcação.
Na segunda tentativa, aos 30min, subiu sozinho para cabecear e mandou para fora, depois de cruzamento certeiro de Magal.
Em busca do empate, o Flamengo continuou sufocando o rival em seu campo de defesa. Mas a pressão não foi suficiente para tirar a vitória do Fluminense.