Lyon – Na beira do campo de treinamentos do Olympique de Lyon, torcedores e a imprensa local não escondem: nunca tinham ouvido falar em Fred, ex-atacante do Cruzeiro e artilheiro do Campeonato Brasileiro, contratado por 15 milhões de euros há uma semana pelo tetracampeão francês. No campo, o jogador, sem entender as ordens do técnico por não falar ainda o francês, se esforça para imitar o que fazem seus companheiros de equipe. No banco, o técnico Gerard Houllier não deixa dúvidas: "Fred está causando uma ótima impressão e mostrando muita qualidade, mas nos grandes times europeus não há ninguém com vaga garantida".

continua após a publicidade

O caso de Fred, apesar de sua popularidade no Brasil, é mais um exemplo de como o Campeonato Brasileiro é ignorado no Primeiro Mundo. "Não sabia quem era o jogador, mas o clube nos apresentou como um goleador e é disso que necessitamos", afirmou Antoine, um aposentado francês que vem todas as semanas aos treinos da equipe. "É até melhor que ele (Fred) não seja conhecido na Europa, pois não cria expectativas nem em nós e nem nos times adversários", afirmou Marc, estudante que vestia uma camisa da seleção brasileira.

Até mesmo o veterano Caçapa, que é o capitão da equipe e que se tornou tradutor oficial de Fred dentro do campo, admite que não conhecia como o artilheiro jogava. "Vamos ajudá-lo de todas as maneiras possíveis", afirmou o brasileiro, há cinco anos em Lyon e que alerta que Fred deverá sofrer com o inverno europeu.

O que todos sabem e esperam é que a elevada média de gols de Fred pelo Cruzeiro seja repetida na Europa. "Se ele fizer metade que já fez no Brasil, já vai estourar por aqui", afirmou o zagueiro brasileiro Cris, que também veio do Cruzeiro e hoje está no Lyon. "Ele foi contratado para fazer gols", afirmou o técnico Houllier. "Não mudarei minha forma de jogar", garante o atacante brasileiro.

continua após a publicidade

Segundo o treinador, que já comandou a seleção da França, Fred estará no grupo que será selecionado para os jogos contra o Monaco, neste sábado, pelo Campeonato Francês, e contra o Real Madrid, no dia 13, pela Liga dos Campeões. "Mas ainda é cedo para dizer se será titular", afirmou.

Para jornalistas das rádios locais, a direção do clube francês provavelmente contratou Fred para que seja titular. Ele terá de concorrer diretamente ao lugar contra Wiltford e Carew.

continua após a publicidade

Mesmo tendo que se adaptar rápido para poder lutar por uma vaga no time, Fred acha que foi a melhor opção para sua carreira. "Optei pelo Lyon porque sei que aqui existe uma estrutura adequada e que vou poder jogar a Liga dos Campeões, observada por todo o mundo", disse, reconhecendo que está sofrendo por não saber o francês.

Como todos os jogadores, seu objetivo é ser um dia convocado para a seleção brasileira. "Sei que vou estar sendo observado aqui", concluiu Fred, que além de buscar um lugar no time está procurando um apartamento para poder trazer sua esposa para a França.