A última rodada da fase de classificação teve emoção até os últimos segundos. Com a disputa particular entre Sport e Francisco Beltrão, a definição do último classificado foi sensacional. O Sport goleava o lanterna Maringá, enquanto o Beltrão sofria para segurar o empate diante o Roma, em Apucarana, mesmo com um jogador a menos.
Como era previsto, o Sport fez 5 a 2 no lanterna Maringá, com dois gols de Tiaguinho, dois de Tarabai e um de Jonas. Como seu jogo terminou um pouco antes, os jogadores ficaram aguardando por uma vitória do Roma sobre o Chico Beltrão, que não aconteceu. O time do sudoeste assegurou a classificação com um empate em 1 a 1. Léo fez o gol da classificação, aos 33, depois que Galego abriu o marcador para o time da casa, logo no início da partida.
O Nacional confirmou a 1.ª colocação graças ao saldo de gols, já que perdeu para o Operário, por 2 a 1, e o Foz goleou o Umuarama, por 7 a 1, ficando com a 2.ª posição. Baby e Alex Mineiro (2), Alisson, Aluisio e Danilo completaram a goleada.
O quadrangular decisivo do campeonato começa na próxima quarta-feira. Os dois melhores colocados garantem o retorno para a 1.ª Divisão do futebol paranaense. Com a criação da 3.ª Divisão do Paranaense 2008, a Federação Paranaense de Futebol deverá se pronunciar hoje sobre a possibilidade de rebaixamento.