O escocês Dario Franchitti conquistou a vitória que precisava na noite deste sábado para pressionar o australiano Will Power, líder da temporada. Com uma estratégia arriscada no fim da corrida, Franchitti venceu a etapa de Chicago. Power, por sua vez, foi apenas o 16.º colocado no circuito oval.

continua após a publicidade

Para completar as 200 voltas no tempo de 1h47min49s5783 e ficar em primeiro, o piloto da Chip Ganassi optou por não parar nos boxes nas voltas finais. Na última relargada, Franchitti ficou na pista e pulou do nono lugar para a ponta. Mesmo com os pneus desgastados, ele se manteve até o fim à frente do inglês Dan Wheldon, segundo colocado com a Phanter, e dos carros da Andretti.

A equipe colocou os seus três pilotos entre os primeiros colocados em Chicago. Os norte-americanos Marco Andretti e Ryan Hunter-Reay ficaram em terceiro e quarto, respectivamente, e o brasileiro Tony Kanaan conquistou um bom resultado com o quinto lugar. Logo atrás, em sexto, terminou Helio Castroneves, com a Penske.

Entre os demais representantes do Brasil na Indy, apenas outros dois também receberam a bandeira quadriculada. Vitor Meira, da A.J.Foyt, foi o nono e Mario Moraes, da KV, ficou com o 17.º lugar. Já Bia Figueiredo, da Dreyer & Reinbold, e Raphael Matos, com a De Ferran Dragon, abandonaram a prova.

continua após a publicidade

Com os resultados, a diferença entre Franchitti e Power, que teve que parar para reabastecer no fim da prova, caiu de 59 para 23 pontos. O australiano tem 528 pontos contra 505 do escocês, atual campeão. O neozelandês Scott Dixon, oitavo colocado em Chicago, é o terceiro, com 443. Castroneves é o quinto na temporada, somando 398 pontos.

A próxima etapa da Fórmula Indy será realizada já no sábado da semana que vem, na cidade de Sparta, em Kentucky. O circuito é oval, assim como os dois últimos do ano – no Japão e em Miami.

continua após a publicidade

Classificação final da etapa de Chicago da Fórmula Indy (200 voltas):

1.º – Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 1h47min49s5783

2.º – Dan Wheldon (ING/Panther), a 0s0423

3.º – Marco Andretti (EUA/Andretti), a 0s1051

4.º – Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 0s1631

5.º – Tony Kanaan (BRA/Andretti), 0s3408

6.º – Helio Castroneves (BRA/Penske), a 0s4868

7.º – Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s5953

8.º – Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 0s9137

9.º – Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 0s9588

10.º – Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 0s9841

11.º – Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1s0185

12.º – Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 1s0833

13.º – Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 1s3042

14.º – Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1s5658

15.º – Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), a uma volta

16.º – Will Power (AUS/Penske), a uma volta

17.º – Mario Moraes (BRA/KV), a uma volta

18.º – Davey Hamilton (EUA/De Ferran Dragon), a uma volta

19.º – Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a três voltas

Abandonos:

Ed Carpenter (EUA/Panther), 179 voltas

Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), 162 voltas

Jay Howard (ING/Sarah Fisher), 161 voltas

Simona de Silvestro (SUI/HVM), 150 voltas

Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), 88 voltas

Alex Tagliani (CAN/FAZZT), 85 voltas

Takuma Sato (JAP/KV), 80 voltas

EJ Viso (VEN/KV), 80 voltas

Tomas Scheckter (AFS/Conquest), quatro voltas

Raphael Matos (BRA/De Ferran Dragon), quatro voltas