O escocês Dario Franchitti perdeu a prova de Kentucky da Indy, neste domingo, para Ed Carpenter, por apenas alguns centímetros – 0s0098 no cronômetro. Mas não tem do que reclamar da penúltima etapa da temporada. O australiano Will Power, que largou na ponta e podia até faturar o título antecipado, acabou a prova apenas na 19.ª posição. Com isso, Franchitti depende apenas dele mesmo para se tornar campeão daqui a duas semanas, em Las Vegas.

continua após a publicidade

Franchitti foi a 573 pontos na classificação e será campeão se terminar a próxima etapa na primeira ou na segunda colocação, independente do resultado que Power conquistar. Se ficar em terceiro e somar os pontos extras pela pole position ou por maior número de voltas na liderança, também será campeão. Já Power, que tinha 11 pontos de vantagem, agora precisará tirar 18 de diferença na última prova para ficar com o título.

A primeira vitória de Ed Carpenter na carreira – na 113.ª prova dele na categoria – só foi possível graças ao botão “push to pass”, um sistema que aumenta a potência do motor dentro de um determinado número de vezes possíveis durante a prova. Na linha de chegada, o norte americano acionou o recurso e passou o então líder Franchitti, completando a prova com um bico de vantagem, apenas.

O terceiro lugar da prova ficou com Scott Dixon, seguido de James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay . Dentre os brasileiros, só dois completaram: Vitor Meira (16.º) e Tony Kanaan (17.º). Hélio Castroneves e Bia Figueiredo abandonaram.

continua após a publicidade

Confira o resultado da etapa de Kentucky da Indy

1.º – Ed Carpenter (Estados Unidos)

continua após a publicidade

2.º – Dario Franchitti (Escócia)

3.º – Scott Dixon (Nova Zelândia)

4.º – James Hinchcliffe (Canadá)

5.º – Ryan Hunter-Reay (Estados Unidos)

6.º – Oriol Servia (Espanha)

7.º – Wade Cunningham (Nova Zelândia)

8.º – Ryan Briscoe (Austrália)

9.º – Buddy Rice (Estados Unidos)

10.º – Danica Patrick (Estados Unidos)

16.º – Vitor Meira (Brasil)

17.º – Tony Kanaan (Brasil)

24.º – Ana Beatriz (Brasil)

29.º – Helio Castroneves (Brasil)